A portuguesa Ana Cabecinha disse que queria melhorar o 8.º lugar dos dois últimos Jogos Olímpicos, na prova de 20km marcha do Rio2016, que se disputa na sexta-feira, a partir das 18:30 horas portuguesas.
“[Melhorar] Possível é sempre possível, porque nestes últimos quatro anos entrei sempre em top-10, top-8, em mundiais e europeus. Claro que [o objetivo] passa por melhorar os dois oitavos das últimas duas edições dos Jogos. Todas as minhas baterias passam por aí”, afirmou.
A atleta algarvia, de 32 anos, diz que encara a sua terceira participação “com outra emoção e outra vontade de competir” e que ficaria satisfeita se levasse um terceiro diploma para casa.
“Claro que saio satisfeita se sair daqui com um diploma olímpico, porque se batalha muito em quatro anos e acho que um diploma olímpico é muito de realçar e saíria muito satisfeita com um diploma olímpico. Todos nós treinamos para chegar mais à frente e eu quero melhorar ou igualar o lugar de finalista nos Jogos Olímpicos”, assumiu.
A medalha, contudo, não está fora do pensamento de Ana Cabecinha, que foi quarta nos últimos mundiais, embora prefira não pensar em demasia numa subida ao pódio.
“A partir do ano passado, pensamos que é possível chegar à frente, não ser só oitavo, sétimo, mas ainda não pensei em medalhas. Realmente, não sonhei com isso e não quero pensar, para ir tranquila e para que a prova corra com toda a tranquilidade possível. Depois, durante a prova, é que se vai ver o que vai sair”, referiu.
O facto de não estarem atletas russas na prova não vai, segundo a atleta do Clube Oriental de Pechão, tornar a tarefa das atletas lusas mais fácil, porque “o Brasil, a Colômbia, o Peru estão a aparecer muito fortes na marcha e vão ser atletas a ter em conta nestes Jogos Olímpicos”.
“As russas não estiveram no último campeonato do mundo e eu fui sexta. Vai ser muito complicado, porque a marcha deu um salto muito grande, é um ano olímpico, todas as atletas apareceram na máxima força e ninguém quer falhar”, referiu.
O calor e a humidade que se podem vir a sentir durante a prova, marcada para as 14:30 de sexta-feira (18:30 em Lisboa), preocupam Ana Cabecinha, Inês Henriques, a outra marchadora portuguesa com experiência em grandes provas, e a estreante Daniela Cardoso.
“Eu não treinei lá ainda, mas vi a prova masculina e o percurso parece-me bom. A hora da prova é que não é boa, porque se apanharmos as condições atmosféricas da prova masculina vai ser muito duro, porque é a prova toda ao sol. Preocupa-nos um bocado o calor que iremos apanhar, porque a prova é toda ao sol”, afirmou Ana Cabecinha.
Se as condições forem as mesmas da prova masculina, Ana Cabecinha acredita que poderá favorecer as atletas da América Latina, mas recordou que esteve a treinar no Algarve “em condições muito exigentes”, pelo que “a marca pode não ser favorável, mas o lugar pode ser melhor” do que o esperado.
“É óbvio que se as condições estiverem como esteve na prova masculina ou ontem [segunda-feira] de manhã, que estava um calor horrível, temos de ser mais cautelosas. A prova masculina teve muitas surpresas. Os que souberam ser mais inteligentes e mais cautelosos foram os que ficaram mais bem classificados. Acho que é por aí, estar tranquila e ir fazendo o trabalho de forma tranquila e no final se verá”, afirmou.
Últimas Notícias
-
Detidos por roubos violentos em Olhão ficam em prisão preventiva | 22 Fev 2019 19:34
-
5º Encontro de Resistência 4 Horas TT do Pereiro/Alcoutim realiza-se amanhã | 22 Fev 2019 19:05
-
Luís Graça enaltece proposta de recomendação para atribuir mais fundos comunitários ao Algarve | 22 Fev 2019 18:35
-
Projeto de terapia multissensorial da AAPACDM premiado pela Fundacion Cepsa | 22 Fev 2019 18:04
-
Volta ao Algarve: Stefan Küng vence contrarrelógio em Lagoa, mas Pogacar mantém liderança | 22 Fev 2019 17:19
-
Mais de 2.700 aceleras detetados pelos radares da GNR | 22 Fev 2019 16:22
Artigos Relacionados
Irma ganha força ao aproximar-se da Florida mas desvia-se ligeiramente
José Mateus Moreno 10 Set 2017 11:46
Tavira: «Música nas Igrejas» apresenta Isobel Reis e Raquel Correia
..diariOnline RS 16 Jan 2017 16:15
Novo gabinete da autarquia potencia reabilitação urbana em São Brás de Alportel
EP - diariOnline 10 Jan 2019 12:48
Loulé: Eduardo Paz Ferreira é o convidado da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril
..diariOnline 19 Abr 2016 12:28
Município de São Brás de Alportel celebra hoje o seu 103.º aniversário
EP - diariOnline 01 Jun 2017 08:57
Parlamento aprova voto de pesar pela morte de Cristóvão Guerreiro Norte (PPD/PSD)
.diariOnline RS com Lusa 16 Dez 2016 21:58