Num comunicado hoje enviado à imprensa para associação empresarial Algfuturo - União pelo Futuro do Algarve, pode ler-se que "depois de um ciclo de anos penosos que deixou muitas marcas" na região algarvia, "bons ventos externos e internos de conjuntura impulsionam recuperação do turismo algarvio, acertando o passo com o ritmo de crescimento do país", o que traz "felicidade à região e é bom para Portugal".
Contudo, diz a Algfuturo, é "urgente encetar o caminho para a superação da sazonalidade" e salienta que na década 2006/15, enquanto o país aumentou as dormidas em cerca de 30% o Algarve ficou-se por 17% e em 2015 o país cresceu mais do dobro da região algarvia (6,7% contra 2,7%)". Portanto, ao ritmo de crescimento atual, "as dormidas no alojamento hoteleiro no Algarve podem atingir, ou mesmo ultrapassar, em 2016 os 19 milhões face aos 17 M de 2015, estimando-se que possam ir além dos 60 M para todo o tipo de alojamento (incluindo o hoteleiro)". Entretanto, ater também em conta que "os portugueses estão este ano com níveis mais elevados de consumo e continuam a ser poucos os espanhóis no Algarve Central e no Barlavento", a avaliar pelo PRESALG - Programa de Reformas para a Sustentabilidade do Algarve, cujos dados foram agora publicados pelo INE, inquéritos e contactos com as áreas empresariais ligadas à economia turística, em que foi recolhida vasta informação sobre o 1º semestre, época alta em curso e resto do ano", que a Algfuturo sintetisa.
Novas ligações aéreas são um fator positivo - Portagens penalizam
Considera ainda a Algfuturo de José Vitorino que ainda para o Algarve "são um fator positivo as novas ligações aéreas e muito negativo o estrangulamento pelas portagens afastando os espanhóis, em que não atingem sequer os 150.000 os veículos que passam no primeiro pórtico (só a população de Andaluzia é da ordem de 8,5 milhões)" - recorda.
Como a Algfuturo tem salientado - prossegue o comunicado - "são problemas de fundo para o turismo e 70% das empresas que no Algarve giram à sua volta, bem como para o emprego, as baixas taxas de ocupação e sazonalidade elevada, pelo que para além da conjuntura, mas aproveitando-a, a oportunidade é excelente para meter ombros às medidas estruturais que a União pelo Algarve tem apresentado. Sem isso nunca se alcançará a sustentabilidade da região, pesem os esforços dos empresários e outros agentes do setor, Autarquias, Região de Turismo e ATA, não conseguindo fazer milagres com os poucos meios ao seu dispor".
Neste comunicado a Algfuturo expressa ainda a sua "solidariedade a todos os que no país foram afetados pelos incêndios, mas muito em particular à Madeira e seu setor turístico em que assenta o essencial da economia. Porque sentimos na pele o drama das crises por que já passámos, é fácil transpor e imaginar a enormidade das consequências com sofrimento e prejuízos, pelo que foi bem dado o apoio do Governo central e tudo o mais que se justificar".
E a terminar, atenção para os impactos do BREXIT no turismo algarvio, pelo que a Algfuturo congratula-se "pelo Programa Cultural na época baixa, apesar da pequena verba e de não responder a um conjunto de medidas estruturadas que são condição de sucesso, mas que é um gesto positivo", mas, como condição de base para a confiança e segurança no presente e futuro, é urgente "pôr fim às ameaças de exploração de petróleo e gás natural".
Últimas Notícias
-
Idosa acamada morre em incêndio numa habitação em Faro – Reportagem SIC | 20 Fev 2019 19:44
-
“É sensacional vencer aqui no Algarve” – Fabio Jakobsen | 20 Fev 2019 19:31
-
Ciclovia gera polémica em Quarteira – Reportagem TVI24 | 20 Fev 2019 19:08
-
Escola da Fuseta conta com nova cozinha | 20 Fev 2019 19:00
-
Dia Aberto na UAlg espera 3 mil visitantes | 20 Fev 2019 18:43
-
Secretária de Estado assiste à libertação de mais dois linces-ibéricos em Mértola | 20 Fev 2019 18:27
Artigos Relacionados
CONSULTÓRIO DECO: “A licença para a utilização do glifosato foi renovada por mais 5 anos, mas podem existir consequências”
Deco Algarve 19 Jan 2018 14:57
Projeções violentas e de grandes dimensões criam “situação complexa” em Monchique
EP - diariOnline 06 Ago 2018 20:24
Faro: Futebol e animação na «Fan Zone» do jardim Manuel Bivar durante um mês
..diariOnline RS 09 Jun 2016 18:29
Investigadores da Universidade do Algarve descobrem composto para tratar cancro
.diariOnline RS com Lusa 15 Dez 2016 20:29