A falta de profissionais, a falta de consumíveis e o excesso de internamentos, problemas graves que estarão a colocar o Serviço de Urgência do Hospital de Portimão "em plena rutura e sem condições de atendimento adequado aos utentes" foram argumentos essenciais para que o CDS juntasse a sua voz à da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, que reagia nas redes sociais a uma reportagem televisiva da SIC e efetuasse uma Pergunta ao Ministro da Saúde.
Assim, os deputados da Comissão de Saúde e o líder parlamentar do CDS, entre os quais Teresa Caeiro, deputada eleita pelo círculo de Faro, questionaram ontem mesmo o ministro da Saúde, querendo "confirmação dos factos relatados na reportagem televisiva, relativos ao Serviço de Urgência do Hospital de Portimão".
Alegadamente, no Hospital de Portimão, reafirma o CDS que "faltam médicos, faltam enfermeiros, faltam lençóis nas macas onde os utentes estão deitados, há doentes sentados em cadeirões no Serviço de Observação por faltarem macas suficientes e, inclusivamente, estará a ser dada água aos utentes em copos de recolha de urina", o que, ao confirmar-se esta denúncia, "estamos perante uma situação gravíssima que exige um urgente esclarecimento por parte do ministro da Saúde" - acentua o CDS.
À autarca Isilda Gomes, o ministro assegurou passar "das palavras aos atos"
Recorda o CDS no comunicado enviado ao diariOnline Região Sul que imediatamente após a transmissão da reportagem, a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, publicou nas redes sociais que considerava as imagens transmitidas «chocantes e próprias de um país subdesenvolvido», enquanto que na mesma publicação, a autarca teria afirmado ter "falado telefonicamente com o ministro da Saúde que, alegadamente, lhe terá garantido que vai passar «das palavras aos atos».
Ministro questionado pelo CDS
Com a assinatura de Teresa Caeiro - deputada eleita pelo Círculo do Algarve -, Isabel Galriça Neto, Álvaro Castello-Branco, Patrícia Fonseca e Nuno Magalhães, os deputados centristas "solicitam um comentário às declarações publicadas nas redes sociais pela presidente da Câmara Municipal de Portimão", que "alega ter o compromisso do ministro de resolver a situação" - lê-se no comunicado do CDS, mas que não invalidou a pergunta: “Confirma V. Exa. que assumiu ontem o compromisso de passar “das palavras aos atos”? Em que consiste concretamente esse compromisso?”
Mas, os deputados do CDS querem também saber "que medidas pretende o ministro da Saúde tomar, de imediato, para acautelar e garantir a qualidade da prestação de cuidados de saúde neste Hospital, que está manifestamente ameaçada, quando pretende o ministro rever o modelo de gestão do Centro Hospitalar do Algarve e qual o impacto financeiro, o impacto da gestão organizativa e o impacto da gestão de recursos humanos na prestação de cuidados de saúde do Hospital de Portimão. E numa última questão, os deputados centristas sugeriram ao ministro a realização de "uma auditoria à gestão do Centro Hospitalar do Algarve".
Nada mudou e, pelo contrário, "tudo aparenta estar a piorar"
No seu comunicado recorda o CDS que há muito tempo que vem alertando para a "falta de condições adequadas do Hospital de Portimão" e que "têm de ser urgentemente acauteladas as questões relativas à gestão organizativa deste Hospital, à gestão dos seus recursos humanos e à sua gestão financeira", considerando que é "inadmissível que o Hospital não tenha médicos e enfermeiros suficientes, nem material para atender adequadamente e nas condições exigíveis os seus utentes".
E a rematar, diz o CDS que por diversas vezes questionou o ministro da Saúde em sede de audição na Comissão Parlamentar de Saúde, tendo o governante assumido o compromisso de "resolver os problemas encontrados. No entanto, e passado já um ano desde a tomada de posse do Governo, nada mudou e, pelo contrário, tudo aparenta estar a piorar".
Últimas Notícias
-
Museu Regional do Algarve celebra 57 anos de “histórias e memórias” | 11 Dez 2019 17:06
-
O Património Cultural Subaquático de Vila do Bispo esteve em Destaque | 11 Dez 2019 16:48
-
António Costa remete eventual Regionalização para o próximo mandato | 11 Dez 2019 16:28
-
Há brinquedos menos inocentes que as crianças | 11 Dez 2019 16:24
-
Estação Biológica de Mértola vai ser apresentada na sexta-feira | 11 Dez 2019 16:18
-
Noite Branca finalista dos Iberian Festival Awards | 11 Dez 2019 16:12
Você está em:Home»Nacional»CDS questiona ministro sobre caos no Serviço de Urgência do Hospital de Portimão
Artigos Relacionados
Graffiti de bombeiros em Silves chega a vários países – Reportagem CMTV
..diariOnline RS 28 Nov 2018 09:49
«Natal Sénior» proporcionou tarde diferente a centenas de idosos farenses
EP - diariOnline 06 Dez 2019 19:07
Nuno Serra em Loulé integrado no Ciclo “Horizontes do Futuro” – vídeo
..diariOnline RS 26 Fev 2018 11:38
PAUS, António Zambujo, Rita Redshoes e Manel Cruz vão dar música às açoteias de Faro
EP - diariOnline 13 Jun 2019 20:43
Golo solitário de Musa Yahaya dá vitória ao Portimonense sobre Benfica B
.diariOnline RS com Lusa 20 Mar 2016 14:41
Digressão nacional de Sean Riley & The Slowriders passa pela capital algarvia
EP - diariOnline 24 Nov 2017 09:35
Peça Infantil no âmbito da Estratégia Municipal sobre as Alterações Climáticas no Concelho de Loulé
..diariOnline RS 07 Jun 2017 14:19
“Mákina de Cena” e “Folha de Medronho” juntam-se em estreia nacional
FP - diariOnline 22 Nov 2019 17:46