diáriOnline – Região Sul planta primeira árvore de programa de reflorestação

A plantação de uma oliveira, no centro de Vilamoura, concelho de Loulé, marcou hoje o arranque do desafio que o diáriOnline lançou e que pretende motivar cidadãos, empresas e entidades a ajudar à reflorestação no Algarve, no país e no mundo lusófono.

“A primeira de um milhão”, observou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que participou na iniciativa que marca também o relançamento do DiáriOnline/Região Sul com um novo site e uma abordagem mais ecológica, mais dinâmica e interativa.

Pub

O renascimento de um órgão de comunicação ligado ao ambiente que Vitor Aleixo disse esperar que seja um contributo válido na construção de uma opinião pública livre, adulta e capaz de refletir o mundo.

A campanha “Um milhão de árvores pela reflorestação” lançada pelo diáriOnline conta com uma comissão de análise e avaliação composta por várias entidades e instituições públicas e privadas da região que ajudarão a monitorizar os resultados e a atribuir prémios aos mais destacados agentes de reflorestação.

A árvore e o espaço para o momento de arranque da campanha foram facultados pela Inframoura - empresa de infraestruturas de Vilamoura que completou 10 anos de existência no mesmo dia, 01 de fevereiro.

“Estamos empenhados em que se refloreste, plante e se torne este Algarve mais verde”, afirmou o diretor regional de Agricultura do Algarve, Fernando Severino, em representação da direção regional que apoia a iniciativa e integra da Comissão de Análise e Avaliação.

Pub

A contagem decrescente já arrancou no site do diáriOnline e vai ser atualizada sempre que seja informada a plantação de mais árvores.

A reflorestação no Algarve é “para nós um tema pelo qual temos muito carinho porque a nossa região ao logo dos últimos 20 anos foi afetada por inúmeros incêndios que destruíram uma grande área florestal”, referiu Fernando Severino, à margem do evento.

A plantação da primeira árvore desta campanha no centro de Vilamoura é encarada por aquele responsável como uma forma de ligar a questão ambiental ao turismo.

“Os setores ligados ao turismo têm sido muito insensíveis para esta matéria, estão agora a despertar e é importante perceberem que o pulmão do Algarve se faz neste 500 mil hectares de área da região”, comentou.



Pub
Mais em Ambiente
Portimão
Declaração de compromisso sobre alterações climáticas vai ser assinada em Portimão

A Águas do Algarve vai assinar em Portimão, na próxima semana, em conjunto com outros municípios e entidades gestoras do setor, a

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…