Atividade na área da alimentação realizada numa escola de Albufeira

Câmara de Albufeira integra Rede Nacional de Nutricionistas Municipais

A Câmara Municipal de Albufeira aderiu à Rede Nacional de Nutricionistas Municipais, estrutura que visa a divulgação de atividades e projetos na área da alimentação e nutrição.

A autarquia foi convidada a integrar a rede em virtude do trabalho que tem vindo a desenvolver na área da alimentação e nutrição escolar.

Pub

“A adesão à Rede de Nutricionistas Municipais é outra das parcerias que consideramos extremamente importante porque possibilita a criação de um canal de comunicação privilegiado entre várias autarquias, que desta forma têm a possibilidade de trocar experiências e contribuir para o desenvolvimento de boas práticas a nível nacional”, explicou o vereador da educação, José Carlos Rolo.

Em comunicado, a câmara municipal conta que fornece em média duas mil refeições por dia aos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública do concelho.

Os menus são da responsabilidade da nutricionista da autarquia que também valida as ementas das cantinas concessionadas. Esta técnica é ainda responsável pelos procedimentos de compra de alimentos, pela verificação dos locais onde as refeições são preparadas e o modo como são confecionadas.

“Estamos conscientes que a alimentação é uma ferramenta poderosa na promoção da saúde, por isso apostamos nestes projetos e na criação de parcerias com várias entidades”, José Carlos Rolo.

A esta iniciativa a autarquia soma ainda vários projetos junto da comunidade escolar com vista à promoção de uma alimentação e de estilos de vida saudáveis em que se inclui o projeto “Agenda Alimentar Escolar” que está a desafiar alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo a recolher receitas.

O projeto “Agenda Alimentar Escolar” foi criado com o objetivo de criar hábitos alimentares saudáveis nas crianças, incentivar à planificação de ementas saudáveis, económicas e práticas e incentiva a utilização de produtos locais e da época.

Pub

Na lista de projetos em curso no concelho de Albufeira na área da alimentação saudável estão ainda o projeto “Cresce saudável” dirigido às crianças do pré-escolar, o projeto “Hortas Escolas – Escola com vida” dinamizado também no pré-escolar e primeiro ciclo assim como os projetos “Bons hábitos e borras maneiras à mesa” e o “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

A rede é liderada pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas e pretende promover a partilha e a troca de experiências entre municípios parceiros e dar a conhecer as boas práticas existentes a nível nacional.

Pub
Mais em Sociedade
PCP assinala no Algarve centenário de José Saramago

O PCP vai promover, durante o ano de 2022, no Algarve, diversas iniciativas inseridas no âmbito das comemorações do centenário do nascimento

A DECO INFORMA; “Crédito de baixo consumo e riscos para o orçamento familiar”

O crédito ao consumo continua a ser um produto muito importante para os consumidores, para permitir efetuar uma compra ou até pagar uma

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinhas em Portimão

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, apreendeu ontem, quinta-feira,

Autarquia volta a promover iniciativa “Faro Jovem”

Após interregno desde 2016, mostra associativa do concelho assinala este ano a sexta edição com…