Jornal diariOnline Região Sul

17.º Al-Mutamid apresenta El Laff no Cine-Teatro Louletano

O Festival passa hoje, 10 de fevereiro, pelo Cine-Teatro Louletano

Festival procura resgatar e divulgar a música e a poesia que durante séculos foi presença habitual em bazares, medinas e palácios.

 

O 17º Festival de Música Al-Mutamid chega hoje ao Cine-Teatro Louletano com o grupo El Laff. O grupo apresenta um repertório de músicas do Magrebe, Médio Oriente e música sufí de países tão diversos como a Turquia, Egito, Marrocos ou Tunísia a partir das 21:30.

Em palco vai estar ainda uma bailarina que vai apresentar a dança oriental através dos ritmos orientais como masmoudi kebir, wadha kebir, malfuf, samahi, masmudi saghayir.

Um espetáculo de 60 minutos cujos bilhetes estão à venda por 10 euros. Os ingressos passam para os oito euros para os maiores de 65 e para menores de 30 anos, sendo ainda aplicáveis os benefícios do Cartão de Amigo do Cine-teatro Louletano.

O Festival Al-mutamid vai na sua 17.ª edição e foi criado com o objetivo de recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andaluz após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides e recluído em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz.

Este festival que percorre diversos palcos algarvios pretende criar uma proposta cultural diferente, complementar às ofertas tradicionais disponíveis na região para residentes e turistas ao mesmo tempo que dá a conhecer povoações e lugares de interesse que, por diversas razões, estão ligadas à civilização andaluza.

Comentários

comentários