Alcoutim vai reviver a história com o Festival do Contrabando

A recriação do quotidiano do final da década de 30 e década de 40 do século passado será um dos atrativos do Festival do Contrabando, evento marcado para a vila de Alcoutim, entre 24 e 26 de março.

Animação histórica e expositiva com uma componente de recriação histórica, oficinas pedagógicas, animação de rua e música ao vivo são os ingredientes de um evento baseado no contexto histórico da região de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana (Espanha), no contrabando e na sua importância para a região.

Pub

Durante os três dias, a vila de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana serão cenário para o desfile de personagens típicas da época, como a Guarda Fiscal, os contrabandistas, o agricultor, o pescador, a ceifeira, os artistas e artesãos, os vendedores ambulantes, ardinas, amoladores entre outros personagens que povoarão as ruas.

As individualidades, que hoje fazem parte da história, ganham nova vida e dão-se a conhecer, permitindo aos visitantes viajar no tempo e reviver a história da região da raia do Guadiana.

As artes e ofícios características da região estarão representadas no evento com artesãos a trabalhar ao vivo, enquadrados no mercado de época onde os visitantes poderão encontrar produtos locais e produtos enquadrados na temática do contrabando.

“Será como se o tempo tivesse parado e voltássemos a viver nos finais da década de 30, década de 40, durante a Guerra Civil Espanhola e dealbar da Segunda Guerra Mundial”, refere a autarquia alcouteneja sobre o festival.

Pub

O evento, integrado na programação do «365 Algarve», é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim, em parceria com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.

A autarquia já assinou o contrato de fornecimento de serviços com a empresa Passado Vivo, para a execução de recriação histórica no âmbito do festival.

Pub
Mais em Sociedade
PCP assinala no Algarve centenário de José Saramago

O PCP vai promover, durante o ano de 2022, no Algarve, diversas iniciativas inseridas no âmbito das comemorações do centenário do nascimento

A DECO INFORMA; “Crédito de baixo consumo e riscos para o orçamento familiar”

O crédito ao consumo continua a ser um produto muito importante para os consumidores, para permitir efetuar uma compra ou até pagar uma

GNR apreende mais de uma tonelada de sardinhas em Portimão

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Portimão, apreendeu ontem, quinta-feira,

Autarquia volta a promover iniciativa “Faro Jovem”

Após interregno desde 2016, mostra associativa do concelho assinala este ano a sexta edição com…