Câmara de Castro Marim abre concurso para requalificação do Largo Paco de Lucía

A Câmara Municipal de Castro Marim lançou recentemente o concurso público para a requalificação do largo Manuel Gomes, em Monte Francisco, futuro Largo Paco de Lucía, um tributo ao guitarrista e à memória de sua mãe, Luzia Gomes, natural desta povoação.

O projeto de requalificação, estimado em 325 mil euros, envolve igualmente a beneficiação dos arruamentos da envolvente (zona nascente), uma intervenção considerada “indispensável na melhoria das condições de mobilidade em Monte Francisco”.

Pub

Paralelamente, anunciou a autarquia castromarinense, será brevemente aberto um concurso para a pavimentação dos arruamentos da zona poente em Monte Francisco, intervenção avaliada no valor de 100 mil euros.

O Largo Paco de Lucía nasce da vontade de ampliar e promover o laço do “mestre absoluto do flamenco” a Castro Marim, mais especificamente a Monte Francisco, onde viveu a sua mãe, cuja alegria e semblante lusitano sempre o orgulhou e inspirou.

A sua ligação às raízes maternas perpetua-se no nome artístico de Francisco Gustavo Sánchez Gomes – Paco de Lucía - e nos álbuns «Castro Marín» (1981) e «Luzia» (1998).

O Largo Paco de Lucía será então um memorial ao guitarrista, que evoca e resgata um pouco da vida e da obra do músico, compositor e intérprete.

Pub

O projeto prevê a criação de um espaço pedonal ajardinado, conjugado com peças artísticas, que invocam sensorialmente o artista Paco de Lucía, com alusão ao instrumento que elegeu, a guitarra.

No local será ainda instalado um sistema áudio, para disponibilizar aos visitantes o legado musical do génio da guitarra e do flamenco.

A requalificação do Largo Paco de Lucía é um projeto enquadrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, cuja candidatura a financiamento FEDER está em curso.

A Câmara Municipal de Castro Marim tem vindo a reforçar a ligação a Paco de Lucía, com a organização do Festival de Lucía, amadrinhado pela fadista Mariza e que terá em agosto deste ano a sua 2.ª edição, e, mais recentemente, com a iniciativa Segredos de Lucía, marcada para 17 de março.

Em curso está também a geminação com o município de Algeciras, de Andaluzia, de onde era natural Paco de Lucía e que constituiu também uma das suas grandes fontes de inspiração musical.

Pub
Pub
Mais em Sociedade
Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte

Tavira aprovou Carta de Adesão ao “Algarve Active Ageing”

O Município de Tavira aprovou, em reunião de Câmara Municipal, a Carta de Adesão ao…