A Algar, empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos nos 16 municípios algarvios, renovou a sua certificação “em Qualidade, Ambiente e Segurança”, com abrangência a todas as unidades.
A empresa foi alvo de auditoria entre os dias 6 e 20 de dezembro de 2016 e, após análise da resposta da Algar ao relatório emitido, a entidade certificadora, a APCER, aprovou a manutenção e extensão da certificação do sistema de gestão implementado em todas as unidades administrativas, de suporte e operacionais.
Em causa, estão a atividade de recolha seletiva, dois aterros sanitários, oito estações de transferência, 13 ecocentros, duas estações de triagem, três unidades de valorização energética do biogás, três unidades de compostagem de resíduos verdes, três unidades de tratamento de lixiviados (osmose inversa) e uma central de valorização orgânica.
“Com a mais recente extensão da certificação à Central de Valorização Orgânica situada em São Brás de Alportel, todas as instalações e atividades da empresa se encontram certificadas, deixando-nos muito satisfeitos”, realçou, em comunicado, o diretor-geral da empresa, Pinto Rodrigues.
A confirmação da manutenção/extensão da certificação vem reconhecer que a gestão do sistema multimunicipal de recolha seletiva, transferência de resíduos, triagem e tratamento de resíduos sólidos da Algar é efetuada “com respeito por elevados padrões de qualidade dos serviços prestados, sobretudo quando se fala na movimentação de cerca de 400.000 toneladas de resíduos urbanos/ano”, acrescenta a empresa.
De entre as inúmeras vantagens internas e externas inerentes ao Sistema Integrado de Gestão da Algar, a empresa salienta “a prevenção e o controlo de riscos, bem como a minimização de impactes ambientais, o reforço da formação e a satisfação dos colaboradores, clientes, partes interessadas e sociedade de uma forma geral”.
No âmbito da segurança, a Algar “previne o risco de acidentes, de doenças profissionais e garante um ambiente de trabalho seguro e saudável, em todos os setores da empresa”.