Câmara de Albufeira requalifica sistema de descarga de águas da praia do Inatel

A praia do Inatel, em Albufeira, vai sofrer obras de requalificação no sistema de descarga de águas residuais pluviais, num investimento estimado de 150 mil euros, anunciou a câmara local.

A intervenção, que deverá estar concluída até ao início da época balnear, pretende minimizar os custos de reposição do areal, bem como facilitar o acesso à praia de meios pesados, de forma a permitir ações de manutenção preventivas e corretivas no âmbito da descarga de águas residuais e pluviais e a reposição de areias.

Pub

Segundo recorda, em comunicado, a autarquia, em 2011 o Instituto da Água procedeu à alimentação artificial da praia de Albufeira, numa extensão de aproximadamente 2 km (entre a praia do Peneco e o Forte de São João), com areias dragadas ao largo da costa, com um volume total na ordem dos 600.000 m3, o que permitiu o alargamento do areal entre 30 e 50 metros.

O aumento da cota do areal implicou o reacondicionamento das quatro principais descargas de águas pluviais existentes na zona, no entanto, as soluções técnicas adotadas na época vieram a revelar-se “ineficazes”, principalmente durante a época baixa, resultando no arrastamento de areias em grande extensão e altura e na destruição dos drenos de descarga com forte impacte visual negativo para os utilizadores da praia.

Com esta obra, a autarquia pretende minimizar os problemas causados pelo arrastamento das areias, sobretudo a seguir a períodos de forte pluviosidade.

Os trabalhos, uma vez concluídos, vão assegurar a contenção do enchimento da praia, impedir o assoreamento da zona de descarga de águas residuais pluviais e facilitar o seu rápido escoamento.

Pub

Serão também executadas comportas para minimizar o risco de descargas na praia e uma rampa de acesso ao areal para facilitar o acesso a meios pesados.

Entretanto, no âmbito de uma outra empreitada, será construída uma segunda rampa de acesso ao areal para pessoas com mobilidade reduzida.

A Câmara de Albufeira deliberou abrir um concurso por ajuste direto, com convite a seis empresas da especialidade, destinado à adjudicação da empreitada, com um investimento estimado de 149.999 euros (mais IVA).

A obra tem um prazo de execução previsto de 60 dias, para permitir a sua conclusão antes do início da abertura oficial da época balnear, que em Albufeira decorre entre 15 de maio e 15 de outubro.

De acordo com o presidente da Câmara de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, “a obra é fundamental num concelho que é conhecido pela excelência das suas praias, quer a nível paisagístico quer da qualidade ambiental das suas águas balneares”.

Pub

“Não podemos correr o risco, sempre que chove mais intensamente, de vermos um dos principais areais na frente urbana do concelho ser atingido pela escorrência de águas pluviais, que por vezes originam a formação de um pequeno lago e provocam a acumulação de areias que desfiguram a praia”, salientou o autarca.

O autarca destaca, igualmente, a importância da construção de uma rampa de acesso à praia para pessoas com mobilidade reduzida, uma vez que Albufeira para além de ser recordista nacional das praias com Bandeira Azul da Europa (25, a totalidade das zonas balneares), tem desenvolvido um enorme esforço para garantir que todos os utilizadores possam usufruir das praias do concelho com todas as condições de conforto e de segurança.

“Temos praias com cadeiras anfíbias que facilitam a deslocação ao longo do areal e equipamentos tiralô que possibilitam o acesso ao banho a pessoas com mobilidade reduzida. A criação de lugares de estacionamento especiais e rampas de acesso à praia fazem, também, parte da nossa estratégia em termos de acessibilidade. A construção de uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida à Praia do Inatel reflete bem esta nossa preocupação e é mais uma prova de que Albufeira tem um enorme orgulho em ser um destino inclusivo”, concluiu Silva e Sousa, em comunicado.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas