Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim já funciona a tempo inteiro

A Câmara Municipal de Castro Marim garantiu o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde (UMS) a tempo inteiro, depois de ter contratado uma enfermeira, que se junta aos três médicos em funções.

“Dada a impossibilidade prática do Ministério da Saúde cumprir o assumido em protocolo, o município de Castro Marim contratou uma enfermeira a tempo inteiro que, diariamente, percorre na UMS, com um médico, a centena de povoações dispersas pelo concelho”, revelou a autarquia, em comunicado.

Pub

Com este reforço, a equipa está completa e a UMS pode funcionar a tempo inteiro, encontrando-se também disponível para colaborar com o centro de saúde de Castro Marim, na realização de serviços de enfermagem ao domicílio solicitados por essa unidade.

Na impossibilidade de harmonização entre os dois serviços, a Câmara Municipal de Castro Marim, liderada por Francisco Amaral (PSD), disponibilizou outra viatura municipal à Unidade de Saúde Familiar, para garantir a realização dos tratamentos domiciliários, quando for requerido esse apoio.

Para além do protocolo existente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o funcionamento da UMS conta com a parceria da Associação Social da Freguesia de Odeleite, da Associação de Bem Estar Social da Freguesia do Azinhal e do centro de saúde de Castro Marim.

A Câmara de Castro Marim salienta ainda que aguarda, há cerca de seis meses, a reabertura da extensão do centro de saúde do Azinhal, “conforme acordado com a ARS/Algarve, tendo o município concluído as obras exigidas pelo Ministério da Saúde”.

Pub

Pub
Mais em Saúde
Europa continua em alerta vermelho no mapa europeu das infeções de Covid-19

Portugal, França e Itália mantêm o nível máximo de infeções de COVID-19. A Espanha continua…

EUA confirmam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e…

Sobe para 14 o número de casos de varíola dos macacos no país

Há ainda outros dois casos suspeitos de Monkeypox, que se encontram sob análise.

Portugal identifica cinco infeções por varíola, Espanha 8 suspeitos

Depois do Reino Unido ter colocado a Europa em alerta para o vírus da varíola,…