Enchente no Carnaval de Loulé para apreciar “A Grande Geringonça”

Milhares de visitantes estiveram no Domingo Gordo na Avenida José da Costa Mealha em Loulé, para celebrar o Carnaval. De acordo com a organização, este terá sido um dos domingos com mais entradas em toda a história do corso carnavalesco em Loulé.

Num recinto completamente cheio, miúdos e graúdos, portugueses e estrangeiros, foliões com ou sem máscaras, com samba no pé ou apenas para apreciar a beleza dos 15 carros alegóricos, as muitas pessoas que vieram a Loulé nesta tarde solarenga contribuíram para mais um dia que certamente entrará para a história do mais antigo Carnaval do País.

Pub

Subordinado ao tema “Os Descobrimentos – A Grande Geringonça” foi interpretado da melhor forma pelos elementos das 10 coletividades que nesta edição participam no desfile – Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Doina (Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve), Grupo Desportivo Barreiras Brancas, Ginástica Clube de Loulé, Motoclube de Loulé, Associação Artística Satori, Associação Existir, Fundação António Aleixo e Academia de Dança do Algarve.

Fatos criados pelos próprios grupos e pelas costureiras do atelier de costura da Câmara Municipal de Loulé, estas associações trouxeram o espírito que está bem presente desde o arranque do Carnaval de Loulé, em 1906, apresentando coreografias originais e que têm a ver, precisamente, com o envolvimento de toda a comunidade nesta festa.

Uma das tradições desde que este evento passou a ser organizado pela Autarquia, a partir da década de 70, tem a ver com a presença do Brasil e das esculturais mulatas com corpos pintados e samba no pé. Este que é, de resto, um dos principais motivos para quem quer fotografar o desfile foi reforçado nesta edição com mais bailarinas que trazem consigo o calor, o ritmo dos batuques da bateria no corpo e a alegria contagiante do outro lado do Atlântico.

Hoje, segunda feira, é dia de descanso no Carnaval de Loulé mas os 15 carros alegóricos e 700 figurantes voltam à Avenida amanhã dia de Entrudo, a partir das 15h00, para o encerramento.

Pub

O preço das entradas é de 2 euros e as receitas irão reverter para IPSS do Concelho e para as associações que desfilam no corso.

Integrado no programa de Carnaval, hoje segunda-feira, 27 de fevereiro, a partir das 22h00, vai ter lugar no “Palácio” do NERA, na Zona Industrial de Loulé, um Baile de Gala com o tema “Os Conquistadores de Al-Úlià”. Arte & Música Big Band e Banda Fora d’Horas irão animar a noite. Os bilhetes têm um custo de 12 euros.

Pub
Mais em Sociedade
Bordeira
Aljezur: Austríaco morre e compatriota está desaparecido na praia da Bordeira

Um homem de nacionalidade austríaca morreu hoje, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória, na praia da Bordeira, no concelho de

Rally de Portugal começou em Coimbra com 22 mil a assistir e Neuville a liderar

Fantástica estreia da Super Especial de Coimbra no Vodafone Rally de Portugal, com uma multidão a vibrar com o espetáculo proporcionado pelos

Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas