Milhares de visitantes comemoram adesão à União Europeia no Carnaval de Altura

Milhares de visitantes passaram este fim-de-semana por um dos carnavais mais concorridos do sotavento algarvio, o Carnaval de Altura, que na sua 16.ª edição celebrou os 30 anos de adesão de Portugal e Espanha à União Europeia.

A iniciativa da junta de freguesia de Altura foi integrada pela Eurocidade do Guadiana (Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte) e contou com mais de 11 grupos de animação e dez carros alegóricos.

Pub

Os grupos das juntas de freguesia de Altura, Castro Marim e Odeleite, da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, do Clube Recreativo Alturense, da Associação Cegonha Branca, do Grupo de Amigos de Altura, da Associação Amendoeiras em Flor, do Intermarché e da Eurocidade do Guadiana trouxeram alegria e boa disposição, a par dos muitos foliões, matrafonas e outras personagens características da festividade.

A organização realizou também no domingo um jantar e baile de Carnaval, aberto a toda a população, assinalando o sucesso de mais uma edição e homenageando o voluntarismo das muitas pessoas que trabalharam incansavelmente, por largas semanas, para a realização deste evento.

“O Carnaval de Altura é um dos mais genuínos do país, há um grande envolvimento e esforço da comunidade local, e em particular da junta de freguesia de Altura, a que é preciso reconhecer todo o mérito”, realçou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.

Mas as comemorações do Carnaval no concelho só terminam no dia 1 de março, quarta-feira de cinzas, com a tradição do Enterro do Entrudo, à tarde em Alta Mora (15:30 horas) e à noite na vila de Castro Marim (21:00).

Pub

Nesse dia, a população reúne-se em cortejo fúnebre, em redor do finado, mas também das suas viúvas inconsoláveis.

A ocasião exige também a leitura do testamento do Entrudo, cuja tónica se apoia numa sátira social e política. Uma vez lido o testamento, encerram-se as fictícias cerimónias fúnebres e, à luz da tradição, começa a preparação para a época da Quaresma, de sossego e reflexão.

O Carnaval de Altura, com o tema dos 30 anos de adesão de Portugal à União Europeia, integrou um conjunto de iniciativas da Eurocidade do Guadiana, enquadradas no programa «30 anos 30 iniciativas», com a anuência da CCDR Algarve e das Redes Europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network.

O carro alegórico da Eurocidade do Guadiana foi pintado pela artista plástica alemã Karina Muller, a residir em Ayamonte.

O Parlamento Europeu e a Representação Europeia, através do seu “Espaço Europa”, no Instituto Jean Monet, em Lisboa, providenciaram ainda um conjunto de brindes para oferecer ao público durante o desfile, como forma de celebrar também a União Europeia.

Pub
Pub
Mais em Sociedade
Vinhos
Vinhos do Alentejo apresentam programa de produção sustentável no Reino Unido

Dar a conhecer o selo de produção sustentável, inédito em Portugal, dos vinhos do Alentejo é o objetivo da iniciativa da Comissão Vitivinícol

Janelas
Casa do Povo convida olhanenses a enfeitarem portas e janelas

A Casa do Povo do Concelho de Olhão convidou os olhanenses a participarem no evento «Janelas e Portas Floridas», enfeitando as suas casas

Símbolos heráldicos apresentados na “Linha do Tempo”

O ciclo “LOULÉ na linha do tempo” traz ao Arquivo Municipal Professor Joaquim Romero Magalhães,…

Detido em Tavira por tráfico de droga e furtos

Um homem de 36 anos foi detido ontem, 18 de maio, por tráfico de estupefacientes e furtos, na localidade de Pego do Inferno, no concelho de