Jornal diariOnline Região Sul

Cine-Teatro Louletano promove conferência sobre desenvolvimento musical e criação artística

O Cine-Teatro Louletano promove amanhã, quinta-feira, 2, na Universidade do Algarve, uma palestra sobre «Desenvolvimento Musical e Criação Artística».

A conferência, que será proferida por Helena Rodrigues, da Companhia de Música Teatral e docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realiza-se a partir das 18:00 horas, no anfiteatro 0.5 do Complexo Pedagógico do campus da Penha da Universidade do Algarve.

A iniciativa resulta de uma parceria do equipamento cultural louletano com a Companhia de Música Teatral e a Escola Superior de Educação e Comunicação daquela instituição de superior de ensino.

O Cine-Teatro Louletano introduz, assim, na sua intervenção para 2017 uma linha estratégica de programação que visa, sobretudo, “colmatar uma lacuna identificável na região algarvia a nível do campo da arte para a infância: a falta de componente formativa especializada e atualizada, bem como de maior reflexão crítica e debate sobre esta temática, e o ainda diminuto número de inovadoras/questionadoras abordagens performativas dirigidas às primeiras infâncias”, refere a Câmara de Loulé, em comunicado.

Esta palestra inaugural marca, assim, o início de uma colaboração com caráter de continuidade com a Companhia de Música Teatral para o presente ano, em estreita colaboração com a Escola Superior de Educação e Comunicação da UAlg, visando, a breve trecho, um alargamento da mesma à Rede AZUL – Rede de Teatros do Algarve.

A Companhia de Música Teatral é uma companhia dedicada à exploração da música como ponto de partida para a interação entre as várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da música cénica ao teatro musical.

A conferência tem a duração aproximada de 60 minutos, seguida de debate, e tem entrada gratuita, requerendo inscrição prévia. Destina-se a alunos universitários das áreas da educação pré-escolar e básica, bem como a educadores de infância, docentes, animadores e mediadores socioculturais, músicos, programadores, bibliotecários, curiosos e outros interessados no trabalho com as primeiras infâncias.

“Esta ação insere-se numa mais vasta, fértil e contínua colaboração que a Câmara Municipal de Loulé tem estabelecido com a Universidade do Algarve no sentido de criação de sinergias e parcerias que permitam qualificar ainda mais, alargar, diversificar e reforçar a sua oferta quer cultural quer noutros domínios de intervenção”, assinala a autarquia louletana.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem contactar o Cine-Teatro Louletano pelo telefone 289414604 ou pelo endereço eletrónico cinereservas@cm-loule.pt.

Comentários

comentários