O Maria Nova Lounge Hotel, recentemente inaugurado após meio ano de obras de renovação e reabilitação cujo valor rondou os 3 milhões de euros, quer ser uma “referência” na cidade de Tavira.
“Nós quisemos fazer a recuperação de um hotel que constituísse uma referência em Tavira. Com o investimento feito, tivemos a preocupação de recuperar todas as zonas do hotel e julgamos que temos um hotel capaz de satisfazer as mais altas exigências”, salientou António Parente, presidente do grupo AP Hotels & Resorts, durante a cerimónia de inauguração, realizada na passada sexta-feira.
A empresa comprou a unidade hoteleira ao Novo Banco em 2016, reabrindo agora com uma equipa fixa de 50 profissionais, que na época alta poderá crescer até aos 100.
O hotel apresenta-se com o conceito «adults only», ou seja, não são permitidas crianças. Com 137 quartos, incluindo três suites, o Maria Nova Lounge Hotel oferece um restaurante e bar panorâmico abertos também ao público em geral, que António Parente entende serem símbolo “de um hotel aberto à cidade”.
“O restaurante vai estar aberto ao público e o bar vai ser devolvido à cidade, com uma entrada por elevador panorâmico, facilitando a entrada a pessoas que queiram usufruir desta vista fantástica para a ria”, explicou o empresário.
O renovado hotel inclui ainda um lounge bar no terraço com animação musical, duas salas para eventos e conferências com capacidade para 140 e 30 pessoas, piscina exterior e interior, ginásio, wifi gratuito em todo o hotel, serviço de lavandaria e um spa, entre outras facilidades.
Xisco Homs é o diretor do renovado Maria Nova Lounge Hotel. A «chef» algarvia Milene Nobre assina as propostas gastronómicas, numa aposta na fusão entre a cozinha algarvia, “rica e criativa também pelos genuínos e variados produtos da região”, e a cozinha internacional.
“Eu acho que Tavira é uma cidade que está bem preservada e que poderá constituir no futuro um polo de turismo importante, sobretudo com o turismo que procura a história e cultura. Tavira, como sabem, é uma cidade cheia de história”, salientou o presidente do grupo AP Hotels & Resorts sobre a aposta na cidade tavirense, acrescentando que o objetivo é “ter cada vez mais turistas na época baixa”.
Recorde-se, o grupo liderado por António Parente conta com mais quatro unidades hoteleiras no Algarve: Hotel Eva, em Faro; Hotel Oriental, em Portimão; e Adriana Beach Resort Hotel e Victoria Sport & Beach Hotel, em Albufeira.
“Estamos atentos e o nosso propósito é crescer”, sublinhou, sobre a aposta no mercado algarvio, revelando ainda que, como o grupo já possui hotéis com nomes de mulheres, para esta unidade em Tavira, antes denominado Porta Nova, escolheu o nome de Maria Nova.
O presidente da Câmara Municipal de Tavira, Jorge Botelho, presente na inauguração, elogiou a aposta de um investidor importante do setor no seu concelho, considerando, porém, que esta unidade ainda não responde à procura.
“Este hotel não é suficiente [para responder à procura]. Ainda temos capacidade para mais, porque, especialmente no verão, muitas pessoas tentam marcar aqui férias sem sucesso. Estamos em «overbooking» e as pessoas vêm a Tavira para praia, alimentação e diversão noturna, mas dormem noutro sítio”, afirmou.
O autarca tavirense anunciou que existem iniciativas empresariais para construir mais unidades e que, em breve, vão ser retomadas as obras de um hotel que estavam suspensas.
O presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, frisou igualmente que o número de camas existente no sotavento algarvio “é inferior à procura”, acrescentando que “tudo o que contribua para o aumento da oferta” deve ser valorizado.