O evento «Maré de Contos», que pretende promover a leitura, a escrita, a literatura e a ilustração como formas de expressão cultural e artísticas centradas na palavra, anima Tavira durante uma semana, entre 5 e 12 de março.
O programa, alargado e diversificado, que inclui conferências e debates sobre estratégias de promoção da leitura, oficinas direcionadas para a escrita, a ilustração, o contar e o comunicar. A «Maré de Contos» arranca hoje, domingo, 5, pelas 15:00 horas, no Coreto, com o espetáculo interativo-musical «Flor da Amizade», um momento de encontro da palavra com a música.
Amanhã, segunda-feira, 6, às 18:00 horas, decorre a apresentação do «Catálogo de Contos Tradicionais Portugueses», na biblioteca municipal Álvaro de Campos, enquanto Isabel Alçada estará «À conversa com…» Adriana Nogueira, no dia 10.
Durante este período, será possível visitar na biblioteca tavirense a Feira do Livro infantojuvenil, bem como a exposição de Livros Miniatura da coleção de João Lizardo, patente até dia 3 de abril.
As atividades decorrem em vários espaços do concelho, nomeadamente, na biblioteca municipal Álvaro de Campos, nas escolas, nas juntas de freguesia, nas casas do povo, nos lares e centros de dia.
O objetivo consiste em ocupar espaços inusitados da cidade com as diversas expressões culturais e envolver a comunidade na valorização da literatura e da oralidade como meio de comunicação, enfatizando as possibilidades proporcionadas pela relação entre a leitura, a escrita, as histórias, o contar e o ouvir.
As histórias, os contos, são facilitadoras de sonhos e promovem o contacto com a palavra escrita e falada, permitindo a expressão criativa, o enriquecimento e a formação pessoal. Para além dos princípios pedagógicos associados a estas práticas pretende lançar-se um trabalho de recolha do património oral do concelho e da região, dinamizando e valorizando a sobrevivência cultural.
A «Maré de Contos», uma organização conjunta das associações locais com a biblioteca municipal Álvaro de Campos, teve a sua primeira edição em 2007.