A Assembleia Municipal de Lagos aprovou, por unanimidade, uma moção a propósito do Dia Internacional da Mulher, 08 de março, data que pretende assinalar com a criação do Dia Municipal da Mulher.
Em comunicado, a Assembleia Municipal lacobrigense propõe a realização de uma sessão pública a propósito do Dia da Mulher, durante o mês de março.
Aquele órgão municipal decidiu ainda pedir ao Governo informações sobre a participação de Portugal no “Objetivo 5, Igualdade de género” da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Em 2015, foram fixados 17 objetivos de desenvolvimento sustentável durante a cimeira da ONU que se realizou em Nova Iorque, Estados Unidos da América.
Trata-se de uma nova agenda de ação que tem como meta de concretização dos objetivos o ano de 2030 e que se pauta pela transformação do mundo e pela proteção dos povos e do planeta.
A Assembleia Municipal de Lagos pretende saber qual o ponto de situação em Portugal a propósito da igualdade de género e como o Governo entende que deve ser a participação dos municípios nesta matéria.
A moção envia uma mensagem de saudação e apoio à luta das mulheres e das jovens de todo o mundo pelos seus direitos, em particular, nos países e locais onde os mesmos são mais negados e causam sofrimento.