
Castro Marim: Tradição do Baile da Pinha juntou 400 pessoas
O mega Baile da Pinha de Castro Marim decorreu ontem, domingo, na Quinta do Sobral, juntando cerca de 400 pessoas, que fizeram assim cumprir esta liturgia ao som do acordeão.
O evento, também integrado no programa de animação «Baila Coração Ao Som Do Acordeão», foi promovido pela Câmara Municipal de Castro Marim.
A iniciativa juntou habitantes das quatros freguesias do concelho, impelidos pelo gosto pela dança, pelo tradicional e familiar som do acordeão, mas também pelo convívio e pelas amizades que vão fomentando nos muitos bailes e serões de acordeão.
“Como médico não conheço nada melhor para a saúde física, mental e social do que um baile de acordeão. Quero a minha gente com mais anos de vida e mais qualidade de vida”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que também marcou presença neste encontro.
O baile contou com a presença dos grupos + Dois, Duo Reflexo, Mato Bravo e de Sérgio Conceição, Zé Aníbal, António Saloio e Ângelo Correia, numa homenagem ao acordeão, que tem sido uma das bandeiras do concelho de Castro Marim.
Para este mês de março, o «Baila Coração ao Som do Acordeão» agendou serões em São Bartolomeu (dia 11), Altura (dia 18) e Furnazinhas (dia 25), sempre pelas 21:00.
Esta iniciativa enquadrou-se ainda nas comemorações do 20º aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, da qual Castro Marim é membro. Este rede congrega um conjunto de municípios unidos pela vontade de promover a saúde e a qualidade de vida das comunidades que representam.
Entre as iniciativas que conduziram o município de Castro Marim à adesão à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, destacam-se o programa «Baila Coração ao Som do Acordeão», a implementação dos programas de combate ao tabagismo e de combate à obesidade, os programas de atividade física «Põe-te em Forma» e «Ao Ritmo dos 60» e os rastreios dermatológicos.