São Brás de Alportel: Encontro desvenda preciosidades do património algarvio

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel vai ser palco, no dia 11 de março, de um evento inédito que promove o diálogo entre tradições e memórias, com a participação de oradores e profissionais de renome, o II Encontro «São Brás de Alportel: Tradições e Memórias».

O evento, que inclui um conjunto de interessantes palestras e momentos culturais para desvendar preciosidades do património do Algarve, contará com a presença de personalidades de áreas distintas, “numa valiosa concentração de conhecimento e partilha”, assinala a autarquia local.

Pub

Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Rancho Típico Sambrasense, em parceria com a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, a junta de freguesia de São Brás de Alportel e o Museu do Trajo.

«A Tradição Musical do Barrocal Algarvio» é o tema que marca o início deste II Encontro «São Brás de Alportel: Tradições e Memórias», apresentado por Hélder Faustino Raimundo, docente da Universidade do Algarve.

Uma conversa que tem continuação com Rui Soares, presidente da Direção da Associação Internacional de Paremiologia, dedicada ao interessante estudo dos provérbios.

Reavivando memórias do passado concelhio, Cristina Fé Santos, da Universidade de Évora, e o arquiteto Vítor Ribeiro vão falar sobre a famosa Pousada de São Brás, sendo coautores de um recente livro que evoca os 40 anos de história de uma das mais antigas pousadas portuguesas.

Pub

José d’Encarnação fica responsável por desvendar curiosidades sobre os Canteiros de São Brás, uma herança para preservar e repleta de valor histórico e patrimonial e, para culminar a tarde, Otília Eusébio, presidente da Associação das Terras e das Gentes da Dieta Mediterrânica, revelará que «A Cozinha é uma Farmácia».

De participação gratuita, o encontro requer inscrição prévia. Para mais informações, os interessados deverão contactar a organização através do endereço eletrónico ranchotipico@gmail.com.

Pub
Mais em Sociedade
«Três da Manhã» passam pelo Mercado Municipal de Faro na quarta-feira

Faro vai receber amanhã, quarta-feira, 25, o início de uma emissão solidária, ao longo de todo o dia, das «Três da Manhã», programa da Rádio

Em todas as circunstâncias “Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Entre hoje (24) e o dia 30 de maio, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de

Surfista alemão bate recorde de Rodrigo Coxa ao surfar maior onda do mundo na Nazaré – CNN

O Livro dos Recordes do Guinness anunciou esta terça-feira que o surfista alemão Sebastian Steudtner é o novo recordista da maior onda do

Faro
«Faro Acolhe» promove alojamento de universitários em casa de idosos

O projeto «Faro Acolhe», que junta autarquia e Universidade do Algarve (UAlg), pretende promover o alojamento de jovens universitários em