Jornal diariOnline Região Sul

Portimão volta a lançar campanha de livros usados

A biblioteca municipal de Portimão vai associar-se ao Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes para a realização de uma campanha de livros usados, no âmbito da 5.ª Feira do Livro Usado, a realizar-se de 17 a 22 de abril, no mercado municipal da Avenida São João de Deus.

Numa primeira fase, quem tiver livros que já não use poderá dar-lhes uma nova vida, entregando-os até ao próximo dia 31 de março no «Livrão», disponível no mercado, na biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes, no polo de leitura de Alvor e no polo de leitura da Mexilhoeira Grande.

Esta campanha é promovida pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes e visa enriquecer e atualizar o fundo documental da biblioteca municipal com a generosa colaboração de todos quantos se desejem associar à iniciativa.

A biblioteca pretende dar “ênfase às boas práticas de responsabilidade social e ambiental, com o objetivo último de tornar a reutilização de livros numa prática universal em Portimão”, combatendo assim o desperdício e, ao mesmo tempo, incutindo nos jovens, pais, encarregados de educação e comunidade “o verdadeiro sentido de responsabilidade social”.

Todas as obras recolhidas que já façam parte do atual espólio da biblioteca integrarão a feira de livros usados «Há livros no Mercado», que decorrerá entre 17 e 22 de abril próximo no mercado da Avenida São João de Deus, na qual todos os interessados em renovar as suas estantes terão ao dispor edições a preços acessíveis, estando ainda previsto para o período um programa de animação que abrangerá as escolas EB1 do município de Portimão e o público em geral.

Durante essa semana, os livros usados estarão à venda nas bancas do mercado municipal, tendo um custo simbólico (a partir de 20 cêntimos), e toda a verba angariada será revertida em documentos novos para a biblioteca.

No ano transato, segundo recordou a autarquia, foram recolhidos 2335 livros e vendidos 1994 livros na Feira do Livro Usado. No fundo documental da biblioteca municipal Manuel Teixeira Gomes, foram integrados cerca de 49 novos exemplares de temas variados.

Comentários

comentários