Vilamoura acolhe fase de qualificação para o Mundial de equipas de ténis em cadeira de rodas

A seleção nacional masculina de cadeira de rodas vai poder jogar pela primeira vez em casa uma fase de qualificação europeia do Campeonato do Mundo de equipas de ténis em cadeira de rodas, marcado para a Vilamoura Tennis Academy, entre 21 e 25 de março.

A prova marcada para solo algarvio será organizada em conjunto entre a Federação Portuguesa de Ténis (FPT) e a Premier Sports.

Pub

A Federação Internacional de Ténis promove a BNP Paribas World Team Cup Wheelchair Tennis como “a Taça Davis e a Fed Cup” do desporto adaptado, com a presença dos melhores do «ranking» mundial e vencedores de torneios do Grand Slam.

Em 2017, a fase final deste Mundial disputa-se na Sardenha, em Itália, de 1 a 7 de maio, e para além do país anfitrião e das outras nações que se apuram via «ranking» mundial, há uma vaga em cada uma das fases qualificativas.

Depois dos torneios de África e Ásia-Oceânia, já realizados, e do das Américas, em curso esta semana, segue-se o derradeiro «qualifying», relativo à Europa, com 13 nações representadas no torneio masculino (entre os quais Portugal) e seis no feminino.

O selecionador nacional e coordenador do programa da FPT para o ténis adaptado, Joaquim Nunes, convocou Jean Paul Mélo (o atual bicampeão nacional de cadeira de rodas), do Clube de Ténis de Setúbal; Carlos Leitão (sete vezes campeão nacional), do Clube de Ténis de Pombal; Paulo Espírito Santo (quatro vezes campeão nacional), da Escola de Ténis José Mário Silva; e João Sanona (recente vencedor do Torneio Biscaia da Silva, em Setúbal), do Clube de Ténis de Setúbal.

Pub

No último mês e meio a seleção nacional, incluindo o jogador Francisco Aguiar (do Open Village Sports) esteve envolvida em estágios de preparação para o Mundial, realizados em Santarém e Setúbal, e os jogadores têm ainda a opção de concluírem a sua preparação no Open de Vilamoura, que se realiza no mesmo local, nos mesmos «hardcourts» e com as mesmas bolas.

O Vilamoura Open integra o calendário de torneios da ITF na categoria de Futures Series, oferece três mil dólares em prémios monetários (2.835 euros), apresenta quadros de singulares feminino de 16 jogadoras e masculino de 32, havendo ainda competições de pares e de consolação.

O presidente da FPT, Vasco Costa, explica como conseguiu trazer a Portugal este torneio, apoiado pela Câmara Municipal de Loulé, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pelo Instituto Nacional de Reabilitação.

“Numa reunião com o presidente da ITF [o norte-americano David Haggerty] em Londres, no final do ano passado, a FPT disponibilizou-se para realizar alguns eventos em Portugal, até porque sabíamos da vontade da ITF em deslocalizar alguns dos que se realizavam na Turquia. Temos um carinho muito grande por esta modalidade de desporto adaptado e este evento tem a importância de uma qualificação do Campeonato do Mundo de ténis em cadeira de rodas”, explicou o dirigente, em comunicado.

“Pensámos logo em Vilamoura porque em março haveria menos risco de mau tempo, e porque quer o clube quer Vilamoura são bastante planos e para o desporto adaptado isso é importante”, realçou.

Pub

Pedro Frazão, presidente da Premier Sports e diretor de torneio na qualificação europeia do Mundial, lembrou que a sua empresa “tem diversificado os eventos que organiza” na modalidade “com sucesso”, esperando que este evento cumpra igualmente esse trilho.

Pub
Mais em Desporto
Isaac Nader
Atleta algarvio Isaac Nader sagra-se campeão iberoamericano

O atleta algarvio Isaac Nader sagrou-se hoje campeão iberoamericano de atletismo, ao vencer a prova de 1.500 metros masculinos da competição,

BMX
Algarvio Renato Silva vence rondas da Taça de Portugal de BMX

O corredor algarvio Renato Silva (Team BMX Quarteira) dominou o fim de semana na Taça de Portugal de BMX, triunfando nas duas rondas

F1 / Espanha: dobradinha da Red Bull com vitória de Verstappen

Max Verstappen foi o nome mais relevante do GP da Espanha de F1, disputado no…

Meeting
Jovens nadadores algarvios conquistaram 27 medalhas no VII Meeting de Xira

A seleção regional de natação de infantis e juvenis alcançou quase três dezenas de medalhas no VII Meeting de Xira, realizado no passado