Congresso Português de Diabetes em Albufeira

O 13º Congresso Português de Diabetes arrancou hoje em Albufeira e desafia profissionais, especialistas e investigadores nesta área da medicina a debater problemas e a conhecer as novidades terapêuticas.

A cirurgia metabólica da diabetes, novos sistemas de monitorização da glucose e a influência que a genética tem no aparecimento de complicações, a neuropatia diabética, a diabetes na adolescência, a nutrição, a diabetes gestacional, o pé diabético são alguns dos temas que vão ser trabalhados neste encontro que decorre até 12 de março.

Pub

Durante o congresso vão ser apresentados os dados mais recentes sobre a diabetes em Portugal. A quantidade de medicamentos consumidos no tratamento da diabetes, o número de hospitalizações e os gastos associados são alguns dos dados analisados neste relatório.

Os problemas cardiovasculares representam cerca de 50% das causas de morte de diabéticos, e cerca de 20% das pessoas com diabetes tipo 2 apresentam insuficiência cardíaca.

As estimativas apontam para que a diabetes afete quase um milhão de portugueses, sendo que perto de 400 mil não sabem ainda não foram diagnosticados.

Em 2014, a diabetes esteve na origem de 4% das mortes ocorridas em Portugal.

Pub

 

Pub
Mais em Saúde
No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…

CHUA promove Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) organiza no próximo dia 7 de junho as…