CAPTAME promove mobilidade suave em três escolas do concelho de Loulé
A Câmara Municipal de Loulé criou a ação “CAPTAME” vai promover a mobilidade suave em meio escolar em Loulé, Almancil e Quarteira.
As ações vão decorrer na Escola Secundária de Loulé nos dias 15 e 22 de março, na Escola EB2,3 Dr. António de Sousa, nos dias 26 de abril e 03 de maio enquanto na Escola Dr.ª Laura Ayres em Quarteira vão realizar-se nos dias 17 e 31 de maio. Todas as ações decorrem entre as 16:30 e as 19.30.
As sessões vão debruçar-se sobre o projeto de adaptação às alterações climáticas em meio escolar, o uso da bicicleta, educação e prevenção rodoviária para o uso da bicicleta.
“Trata-se de uma iniciativa dirigida a educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário, designadamente os professores das áreas científicas que se debruçam sobre a temática das alterações climáticas, os responsáveis pelos média escolares, professores responsáveis pelos Grupos-equipas de BTT, pessoal não docente e todos os interessados nestas matérias”, explica a autarquia em comunicado.
Uma iniciativa que visa promover a criação de práticas de vida mais saudáveis e amigas do ambiente que permitam minimizar o local dos impactos sobre as alterações climáticas.
A ideia consiste no fomentar nos alunos, professores e pessoal não docente das escolas o uso das bicicletas, reforçando a importância da utilização deste meio de locomoção no desenvolvimento sustentável da cidade de Loulé.
O “CAPTAME” surge no contexto da Estratégia Municipal de Alteração às Adaptações Climáticas da qual emanaram 28 opções estratégicas.
Em maio de 2016, foi implementado, nas escolas da cidade de Loulé, o Projeto Bicicletas Partilhadas.
O Município atribuiu aos Agrupamentos de Escolas Eng.º Duarte Pacheco e Pe. Coelho Cabanita e Escola Secundária de Loulé um conjunto de 10 bicicletas para empréstimo a alunos, esperando com a medida contribuir para o incremento do interesse e do número de utilizadores da bicicleta nas deslocações casa – escola- casa, na convicção de que esta componente da iniciativa iria permitir aos alunos que não sejam detentores de bicicleta experimentar, por tempo determinado, a utilização deste meio de transporte nas suas deslocações regulares.