CAPTAME promove mobilidade suave em três escolas do concelho de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé criou a ação “CAPTAME” vai promover a mobilidade suave em meio escolar em Loulé, Almancil e Quarteira.

As ações vão decorrer na Escola Secundária de Loulé nos dias 15 e 22 de março, na Escola EB2,3 Dr. António de Sousa, nos dias 26 de abril e 03 de maio enquanto na Escola Dr.ª Laura Ayres em Quarteira vão realizar-se nos dias 17 e 31 de maio. Todas as ações decorrem entre as 16:30 e as 19.30.

Pub

As sessões vão debruçar-se sobre o projeto de adaptação às alterações climáticas em meio escolar, o uso da bicicleta, educação e prevenção rodoviária para o uso da bicicleta.

“Trata-se de uma iniciativa dirigida a educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário, designadamente os professores das áreas científicas que se debruçam sobre a temática das alterações climáticas, os responsáveis pelos média escolares, professores responsáveis pelos Grupos-equipas de BTT, pessoal não docente e todos os interessados nestas matérias”, explica a autarquia em comunicado.

Uma iniciativa que visa promover a criação de práticas de vida mais saudáveis e amigas do ambiente que permitam minimizar o local dos impactos sobre as alterações climáticas.

A ideia consiste no fomentar nos alunos, professores e pessoal não docente das escolas o uso das bicicletas, reforçando a importância da utilização deste meio de locomoção no desenvolvimento sustentável da cidade de Loulé.

Pub

O “CAPTAME” surge no contexto da Estratégia Municipal de Alteração às Adaptações Climáticas da qual emanaram 28 opções estratégicas.

Em maio de 2016, foi implementado, nas escolas da cidade de Loulé, o Projeto Bicicletas Partilhadas.

O Município atribuiu aos Agrupamentos de Escolas Eng.º Duarte Pacheco e Pe. Coelho Cabanita e Escola Secundária de Loulé um conjunto de 10 bicicletas para empréstimo a alunos, esperando com a medida contribuir para o incremento do interesse e do número de utilizadores da bicicleta nas deslocações casa – escola- casa, na convicção de que esta componente da iniciativa iria permitir aos alunos que não sejam detentores de bicicleta experimentar, por tempo determinado, a utilização deste meio de transporte nas suas deslocações regulares.

 

Pub
Mais em Ambiente
Portimão
Declaração de compromisso sobre alterações climáticas vai ser assinada em Portimão

A Águas do Algarve vai assinar em Portimão, na próxima semana, em conjunto com outros municípios e entidades gestoras do setor, a

Infraquinta implementa e certifica Sistema de Gestão de Energia

Durante a manhã de hoje, dia 25 de maio de 2022, e no âmbito do…

Sistema de recolha de biorresíduos no concelho de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos aprovou, na sua última reunião, o Estudo para o Desenvolvimento…

Escola Padre Cabanita instala sistema de tratamento de águas para rega

No âmbito de uma candidatura à primeira edição do concurso “Eficiência Hídrica na Escola”, foi…