
Castro Marim: Mariza atua no Festival de Lucía em agosto
Castro Marim vai voltar a receber a fadista Mariza, madrinha e embaixadora do Festival de Lucía, que atuará na vila no dia 19 de agosto, pelas 22:00 horas, num concerto único e integrado no evento.
A 2.ª edição desta inédita homenagem ao génio da guitarra e mestre absoluto do flamenco contemporâneo, Paco de Lucía, o Festival de Lucía, organizado pela autarquia local, terá, este ano a duração de dois dias.
O Festival de Lúcia é “um festival de música que se pretende que, anualmente, seja uma inspiração planetária para todos os que possam e desejem partilhar a eternidade do génio”, realça a Câmara de Castro Marim.
Depois do primeiro evento, realizado em 2016, que se vestiu de um caráter mais intimista e foi aplaudido por cerca de 700 pessoas, a autarquia decidiu expandir este festival e dar-lhe um novo conceito.
A edição de 2017 terá então duas noites (18 e 19 de agosto) e do seu programa constam concertos, dança flamenca e uma exposição coletiva de arte, não tendo um único palco, mas ocorrendo em vários espaços culturais da vila de Castro Marim.
O município pretende também assumir um papel dinamizador na valorização, sensibilização e divulgação das artes e de novos artistas, promovendo para esse efeito o projeto, já com alguns anos de existência, «Artistas de Cá», que convida artistas de todo o país a apresentarem obras sobre Paco de Lucía.
Os trabalhos resultantes desta iniciativa serão expostos pela vila de Castro Marim e na Casa do Sal, o polo cultural do concelho.
O festival pretende trazer até si os novos valores da guitarra e do flamenco, dando palco aos artistas singulares ou grupos que desejem atuar no seio do Festival. Pretende-se assim uma associação às escolas artísticas da região dedicadas à guitarra e ao flamenco, expressões artísticas patentes no legado cultural de Paco de Lucia.
Os 3000 bilhetes para o espetáculo de Mariza, entre 15 e 35 euros, estarão brevemente à venda.