Jornal diariOnline Região Sul

Câmara de Alcoutim apoia Cruz Vermelha de Martim Longo

A Câmara de Alcoutim vai apoiar financeiramente a extensão de Martim Longo da Cruz Vermelha Portuguesa com uma verba de 54 mil euros, que visa manter os seus serviços em funcionamento, em articulação com os serviços municipais de Ação Social.

O apoio será atribuído no âmbito de um protocolo de colaboração com a delegação de Tavira da Cruz Vermelha Portuguesa, onde foi integrada a extensão de Martim Longo, aprovado em reunião de câmara realizada no passado dia 8 de março.

Por parte da autarquia, o documento prevê não só o apoio financeiro como também logístico, nomeadamente com a cedência de uma viatura automóvel adaptada para as funções de Unidade Móvel de Saúde (UMS).

Por sua vez, a Cruz Vermelha compromete-se a manter em funcionamento a UMS, a realizar o serviço permanente de ambulância com pessoal especializado e a prestar o serviço de psicologia clínica, duas vezes por mês, aos munícipes sinalizados e encaminhados pelo gabinete municipal de Ação Social, Saúde e Educação.

As consultas de Psicologia Clínica dirigem-se à população em geral, têm uma periodicidade quinzenal e são gratuitas.

Desde a implementação deste serviço, em março de 2014, foram asseguradas um total de 290 consultas, até final do ano de 2016, revelou a autarquia alcouteneja.

A UMS está especialmente vocacionada para a prevenção e vigilância junto da população mais idosa e com mais dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Dotada com pessoal especializado, nomeadamente médico, enfermeiro, condutor e socorrista, a unidade de saúde presta cuidados médicos e de enfermagem em todas as povoações do concelho.

Comentários

comentários