Jornal diariOnline Região Sul

PCP recorda 70.º aniversário da Jornada de Bela Mandil

O Partido Comunista Português (PCP) vai assinalar o 70.º aniversário da jornada estudantil de convívio e de luta pela liberdade realizada em Bela Mandil (concelho de Olhão), em 23 de março de 1947, promovida pelo Movimento de Unidade Democrática Juvenil.

“Uma jornada de grande significado na luta da juventude contra o fascismo e pela liberdade que, apesar de fortemente reprimida, deixou sementes que haveriam de florir com a Revolução de Abril”, salienta o PCP.

O PCP, que desempenhou “um papel fundamental” na conceção e desenvolvimento do MUD Juvenil, fundado em 1946, realizará duas iniciativas para assinalar esta efeméride.

No dia 23 de março, às 17:30, será inaugurada a exposição «Dando asas aos melhores sonhos da juventude», na galeria da biblioteca municipal José Mariano Gago, em Olhão, com Vasco Cardoso, membro da comissão política do Comité Central do PCP.

Dois dias depois, no dia 25, decorre a sessão pública comemorativa do 70.º aniversário da Jornada de Bela Mandil, no salão da junta de freguesia de Pechão, a partir das 15:00 horas.

O evento contará com a participação de Maria da Piedade Morgadinho (ativista do MUD Juvenil, resistente antifascista e ex-dirigente do Partido Comunista Português); Maria João Raminhos Duarte (historiadora); Kaoe Rodrigues (Juventude Comunista Portuguesa); e Luís Vicente (ator, diretor d’A Companhia de Teatro do Algarve - ACTA).

Comentários

comentários