
Triatlo de Altura marcou regresso à modalidade de Vanessa Fernandes
O Triatlo de Altura, disputado este fim-de-semana, trouxe à região algarvia mais de três centenas de triatletas de todas as zonas do país, marcando o regresso de Vanessa Fernandes à modalidade depois de seis anos de ausência.
No primeiro dia da competição, disputou-se a 1.ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, numa prova onde estiveram presentes os “olímpicos” João Pereira e Miguel Arraiolos, prova com um número elevado de assistência no areal da praia de Altura.
Helena Carvalho, do Sporting, liderou os 750 metros de natação no primeiro segmento da prova, mas a vencedora viria a ser Melanie Santos (Benfica).
Na vertente masculina, João Pereira foi o primeiro a cortar a meta final e Miguel Arraiolos, colega de equipa no Sport Lisboa e Benfica, foi o 2.º classificado.
Em termos coletivos, a vitória feminina da primeira etapa da Taça de Portugal de Triatlo foi conquistada pelo Sporting e a masculina pelo Benfica.
Ainda no sábado, teve lugar uma prova aberta, destinada a todos os interessados. A competição, composta por uma prova de triatlo - 300 metros de natação, 8 km de ciclismo e 2 km de corrida -, foi vencida por Alexandre Montez, do Rio Maior Triatlo, e por Rita Coelho, do Louletano Triatlo.
No domingo, foi a vez do Campeonato Nacional de Clubes de Estafetas Mistas, com 300 metros de natação, 8 km de ciclismo e 2 km de corrida, numa prova ganha pela equipa do Benfica, que se apurou desta forma para o Campeonato Europeu de Clubes.
Realce para a presença de Vanessa Fernandes, contribuindo para a vitória «encarnada», assinalando, desta forma, o retorno à nossa modalidade da melhor forma.