Jornal diariOnline Região Sul

Tunas em Loulé para concurso e serenatas no VII FiTUALLE

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé (TUALLE) promove a sétima edição do seu festival internacional de tunas que arranca esta sexta-feira, pelas 22:00, com uma noite de serenatas, no Jardim dos Amuados, em Loulé.

O Cine-Teatro Louletano é o anfitrião do festival de tunas marcado para sábado, 25 de março, a partir das 21:30. Em competição vão estar a Tuna Académia de Lisboa, a Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto e a Estudantina de Braga.

A Xelb Tuna e a Feminis Ferventis – Tuna Académica Feminina da Universidade do Algarve são as convidadas desta edição.

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé, organizadora deste festival, é uma representante do Instituto no qual estudam os seus elementos, o Instituto Superior Dom Afonso III em Loulé, sendo um agrupamento musical onde os elementos pertencentes são exclusivamente do sexo masculino, respeitando assim a velha tradição do trovadorismo estudantil.

O FiTUALLE começou em 2000 com o objetivo de promover a música que se faz nos meios estudantis portugueses e, desde então, já recebeu várias tunas de vários cantos do país.

Este projeto teve início em meados de novembro de 1999, com algumas ideias formadas por parte de elementos da TUNAAF, Tuna Académica Dom Afonso III. Desde então a Tuna tem tido várias atuações pelas mais diversas regiões de Portugal, desde o Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira. Com o seu espírito académico e através da música, a Tuna leva a todos os recantos a alegria e o entusiasmo algarvios, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé.

O FiTUALLE leva já seis edições que deram origem a um CD e a dois DVDs duplos, o ultimo dos quais o do V FiTUALLE (2014), que homenageou Bruno Cavaco “Descaderado”.

A noite de serenatas é de entrada livre e o ingresso para o festival custa cinco euros.

Comentários

comentários