Feira do Mar arranca hoje em Portimão

A Mar Algarve – Feira do Mar’17 arranca hoje, quinta-feira, 23, decorrendo até sábado no Portimão Arena, com o objetivo de promover, criar valor e impulsionar toda a chamada «economia azul».

O secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, está presente hoje, na sessão de abertura, às 11:00 horas, enquanto a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, visita o recinto amanhã, sexta-feira, a partir das 11:00.

Pub

O setor ligado ao mar e às atividades marítimas nas componentes económica, cultural, educativa, desportiva e de lazer estará reunido durante três dias, numa mostra que conta com mais de 70 expositores, ocupando o dobro da área de exposição da edição de 2014.

Empresas como a Sopromar, Nautiber, Sun Concept ou Angel Pilot, mas também as câmaras municipais algarvias, o IPMA, a UALG, o CCMAR, o CIMA, a Marinha, vários clubes navais do Algarve, as marinas do Algarve, e a Administração do Porto de Sines estarão representados no evento.

A Mar Algarve contará com um extenso programa de conferências que constitui um dos pontos altos do certame, com realce para o seminário «A RIS3 Algarve e o Mar – caminhos para a especialização inteligente regional» (hoje às 15:00), que será composto por dois temas/painéis: «O Mar na RIS3 Algarve - Estratégia de Especialização Inteligente Regional» e «Investigar e Inovar no Mar Algarvio».

Amanhã, sexta-feira, decorrem os Casos de Estudo, com destaque para a apresentação da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental e do projeto Wind Float, da EDP, sobre a produção de energia eólica «offshore», e o Plano de Ação do Atlântico de Apoio à Economia do Mar na Área Atlântica.

Pub

No sábado, 25, a partir das 10:30, ocorrerá no auditório do Portimão Arena o I Congresso das Marítimo-Turísticas, onde serão discutidas questões relacionadas com a gestão do espaço e dos recursos marinhos do Algarve.

No espaço da feira, estarão igualmente a decorrer duas exposições fotográficas, «O Desafio do Mar», do Museu de Portimão, e «L’Hermione», uma fragata francesa reconstruída à escala da original, datada do século XVIII, na qual o Marques de La Fayette embarcou para ajudar os insurgentes americanos na guerra pela independência contra a Inglaterra, tendo-se tornado este navio um símbolo da fraternidade e amizade entre os povos.

Esta última mostra é organizada pela comunidade francesa (UFE), que, com o apoio da autarquia, está inclusive a organizar a vinda desta fragata a Portimão em 2018, sendo o único porto português onde irá parar, numa viagem que realizará pelo Mar Mediterrâneo, com partida do Porto de Rochefort, navegando para sul, passando pela costa algarvia e por diversos portos no Mediterrâneo.

Durante a Mar Algarve – Feira do Mar’17 decorrerá uma visita aberta a meios navais da Marinha Portuguesa, no cais da Marinha do Porto de Portimão, todos os dias entre as 11:00 e as 12:30 e das 14:00 às 18:00. Os navios presentes serão o NTM Creoula, ex-lugre bacalhoeiro reconvertido em Navio de Treino de Mar da Marinha Portuguesa, e o NRP Argos, Lancha de Fiscalização Rápida construída no Arsenal do Alfeite.

Também diariamente terão lugar, no Portimão Arena, batismos de mergulho entre as 10:00 e as 19:00, organizados pela empresa SubNauta – Dive the Algarve. O local de concentração será junto ao «stand» da SubNauta no Portimão Arena, sendo a inscrição gratuita.

Pub

Quem visite a Mar Algarve – Feira do Mar’17, poderá ainda habilitar-se ao sorteio de vários passeios e experiências náuticas e marítimo-turísticas a cargo dos expositores presentes no certame, assim como entradas para a zona VIP e visitas «paddock» do Campeonato do Mundo de F1 em motonáutica – Grande Prémio de Portugal, que decorrerá de 21 a 23 de abril.

Na vertente gastronómica, o espaço contará com uma zona dedicada ao «street food» e gastronomia regional e temática (com produtos do mar), sendo possível degustar uma variedade de propostas tentadoras no local ou adquirir para consumir em casa.

Pub
Mais em Economia
ACRAL
ACRAL apresentou projeto «E-Algarve» para ajudar empresas na transição digital

A ACRAL – Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve apresentou ontem, quinta-feira, o projeto «E-Algarve», que pretende ajudar

Silves aprovou candidaturas PAHAB e PARJPI

A Câmara Municipal de Silves aprovou, nas reuniões do executivo, as candidaturas para atribuição de apoio financeiro à reabilitação urbana.

Porto de Sines esteve na Assembleia do Projeto PLANET

A Comunidade Portuária e Logística de Sines participou na primeira Assembleia presencial do #PLANETproject. A reunião teve lugar em Valência.

JYSK renova a sua loja em Albufeira

Esta reabertura da JSYK, a gigante dinamarquesa, faz parte do objetivo de renovação das suas lojas com o novo conceito 3.0, que será