São Brás de Alportel apresentou na BTL os seus principais eventos para 2017

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel aproveitou a presença na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa para a dar a conhecer, na passada quinta-feira, as principais novidades sobre os dois grandes eventos marcados para o concelho em 2017.

A II Recriação Histórica «São Bráz d’Alportel 1914» regressa ao centro histórico da vila nos dias 27 e 28 de maio, enquanto a Feira da Serra de São Brás de Alportel, cuja 26.ª edição decorre entre os dias 27 e 30 de julho, terá o vinho como convidado de honra.

Pub

Com uma seleção de vinhos do Algarve, acompanhada pelo típico sabor do queijo curado e por outras iguarias de produção local, o município são-brasense revelou ao público o tema deste ano da Feira da Serra, numa homenagem ao «licor dos deuses» produzido por terras algarvias.

Criada na década de 80, a região demarcada do Algarve tem, desde então, apreciado uma tendência crescente na qualidade dos vinhos algarvios e, atualmente, algumas produções estão ao nível das melhores no país.

“Apesar de no território são-brasense não existir nenhum grande produtor, existem diversas pequenas produções que preservam esta tradição”, assinala a autarquia são-brasense.

No momento da apreciação e degustação esteve presente o consultor para a Feira da Serra 2017, Gilmar Brito, engenheiro bioquímico, apaixonado pela cortiça e especialista em vinho, com certificação WSET nível 3.

Pub

Enquanto convidado de honra, o vinho vai inspirar o espaço que lhe será dedicado, no renovado recinto da Feira, com demonstrações temáticas, mostra de produtos e provas, durante os quatro dias do evento.

Neste sentido, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel terá como parceiros a Comissão Vitivinícola do Algarve, a Confraria Bachus e diversos produtores da região e do concelho.

Mantendo a aposta no Espaço Terra, uma novidade na última edição, a inovação continua a ter um espaço próprio para dar a conhecer as novidades nos setores da indústria e tecnologia que surgem na região. Pelo palco principal, vão passar artistas de renome do circuito nacional com a oferta de concertos inesquecíveis nas quatro noites do evento.

Num segundo momento dedicado a São Brás de Alportel, o município deu a conhecer os pontos fortes da II Recriação Histórica «São Bráz d’Alportel 1914», que regressa ao centro histórico da vila nos dias 27 e 28 de maio.

Com uma forte adesão da comunidade, a zona histórica revive os primórdios da República Portuguesa no ano em que São Brás de Alportel se tornou concelho e conquistou maior independência.

Pub

“Ponto de viragem na vida dos são-brasenses, o ano de 1914 marcou uma época de prosperidade económica, de fortes mudanças sociais e de uma nova fase na vida da população”, realça a autarquia.

A recriação histórica «São Bráz d’Alportel 1914», que tem entrada livre, traz de volta os ares desses tempos, nos trajes, nos modos, nos petiscos e nas bebidas da época, bem como nos balhos à moda antiga e no teatro de rua, que anima os visitantes.

Trata-se da 2.ª edição de um evento que “procura relembrar a História pela sua importância na construção do concelho que hoje brinda a população, e que continua a crescer de olhos postos no futuro”.

Pub
Mais em Sociedade
IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no

Aljezur apoia e reforça dispositivo de combate a incêndios rurais

No âmbito do protocolo relativo ao Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais de 2022,…