Portugal conquista segunda vitória na qualificação europeia do Mundial de ténis em cadeira de rodas

A seleção nacional masculina de ténis em cadeira de rodas obteve hoje a sua segunda vitória consecutiva na fase de qualificação europeia do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, que termina no sábado, na Vilamoura Tennis Academy.

Portugal derrotou a Estónia por 2-0 e defronta amanhã, sábado, a partir das 10:00 horas, a Croácia, para definir os 9.º e 10.º lugares desta etapa continental.

Pub

Foi o triunfo mais folgado da semana, averbado logo nos singulares: Carlos Leitão, recordista de sete títulos de campeão nacional, superiorizou-se ao estoniano Mait Matas por 6-3 e 6-2, para depois João Sanona, aposta do selecionador nacional, desfeitear Viljar Villiste por 6-3 e 6-2.

“O que tentei fazer – e resultou, pois teve efeito – foi dar uma oportunidade ao João Sanona. É um jogador que é tática e tecnicamente evoluído mas, às vezes, em situação de pressão não consegue concretizar as suas capacidades. Neste caso, já tínhamos assegurado o singular do Carlos Leitão e colocámos o João Sanona para tentar fechar o encontro, gerir melhor as emoções, fazer melhor aquilo que sabe fazer”, explicou Joaquim Nunes.

Outro aspeto importante da vitória portuguesa foi o forte apoio que teve de algumas dezenas de espectadores que, na sua grande maioria, também se deslocavam em cadeira de rodas. “Somos da Existir – Associação de Reabilitação de População Deficiente e Desfavorecidos, de Loulé. Ontem vi a publicidade do torneio na rua e depois fui à internet para saber mais. Vi que a seleção nacional jogava esta tarde e arranjámos logo maneira de trazer cá 46 membros da associação, transportados em três carrinhas. Viemos ver jogar Portugal e mostrar aos nossos membros que a deficiência não nos para em nada”, disse, citado pela assessoria de imprensa da competição, Dário Bernardo, formador da referida associação, cuja comitiva foi liderada pela diretora Elsa Teixeira dos Ramos.

Amanhã, no último dia de prova, já não será possível a Portugal igualar o 7.º lugar do ano passado, a melhor classificação de sempre em qualificações europeias para o Mundial. No entanto, a seleção está na luta por um honroso 9.º lugar no confronto com a Croácia, que hoje vergou a Lituânia por 3-0.

Pub

Por outro lado, o título masculino será decidido amanhã entre as duas seleções nacionais mais fortes, as duas primeiras cabeças de série: Polónia e Áustria. A final também começa às 10:00 e a nação vencedora apura-se para a fase final do Mundial, em Itália.

Entretanto, hoje ficou a saber-se que a Suíça qualificou-se para a fase final do Mundial feminino, na Sardenha, depois de ter levado a melhor sobre a Suécia por 2-1, na final feminina da qualificação europeia, organizada pela Premier Sports e pela Federação Portuguesa de Ténis.

Pub
Mais em Desporto
F1: Charles Leclerc obtém em ‘casa’ a sua 5ª pole-position do ano

Dobradinha da Ferrari na primeira linha da grelha de partida para o GP do Mónaco,…

Campeonato de Formula WindSurfing em Ferragudo

Após 500 anos a viver o mar, a vila de Ferragudo “apadrinha” , numa organização…

F1: Leclerc o mais rápido também no TL2, pois então!…

Durante a primeira atividade o TL1, no Principado do Mónaco, a luta pela primeira posição…

Portimão volta a receber a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica

Entre esta sexta-feira, 27 de maio, e o próximo domingo, dia 29, Portimão volta a…