O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) marcou um protesto contra a prospeção e exploração de petróleo no mar de Aljezur para 03 de abril, frente à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, onde o Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita, vai participar num debate.
Eduardo Cabrita vai encerrar um debate promovido pelos deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro sobre a descentralização e a reforma do Estado.
“É o futuro dos nossos filhos que está em jogo. É a sustentabilidade ecológica da região está em jogo. São as nossas vidas e a nossa dignidade que estão em jogo”, sublinha o movimento apelando à participação da população no protesto marcado para 17:00, frente à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em Faro.
Em comunicado, o MALP conta que vai exigir a Eduardo Cabrita e aos deputados socialista eleitos pelo Algarve a suspensão imediata da prospeção e exploração de petróleo ao largo de Aljezur.
“A vergonhosa intervenção da Ministra do Mar nos EUA a promover a venda do território Português às multinacionais do petróleo tornou clara a posição do Governo de António Costa sobre a exploração de petróleo em Portugal”, refere o movimento.
Para o MALP restam duas opções ao Governo, ou seja, ou o cancelamento imediato do furo de Aljezur ou a demissão de todo o Governo.