Jornal diariOnline Região Sul

Faro, Albufeira e Portimão são os melhores municípios algarvios

Pela quarta edição consecutiva, Faro lidera no Algarve o estudo «Portugal City Brand Ranking», que avalia a atratividade de cada município, efetuado pela consultora Bloom Consulting, seguido de Albufeira e Portimão.

Faro é o município algarvio com melhores resultados nas categorias Negócios e Talento, ocupando o 9.º lugar no «ranking» nacional, enquanto Albufeira (17.º a nível nacional) continua a ser a grande referência na área do Turismo.

O «Portugal City Brand Ranking» avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo («Visitar»), Negócios («Investir») e Talento («Viver»).

O pódio algarvio mantem-se inalterado desde a última edição, sendo liderado pelo município de Faro, que subiu quatro lugares no «ranking nacional», apresentando subidas em praticamente todas as variáveis em análise neste «ranking».

Albufeira é o município que melhores resultados de Turismo apresenta na região, conseguindo manter o 4.º lugar nacional nesta dimensão.

“A consistência de resultados ao longo dos anos mostra o potencial deste município para competir nacional e internacionalmente neste âmbito”, refere a consultora.

Portimão consegue também bons resultados transversalmente às três dimensões, assegurando o 3.º lugar na região e constituindo a 2.ª marca mais forte do Algarve para visitar e viver.

Em relação aos outros municípios algarvios, Loulé superou Tavira e Lagos para assumir a 4.ª posição na região.

O «Portugal City Brand Ranking» mede a «performance» da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Segundo a Bloom Consulting, baseia-se em factos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, o desempenho na comunicação através dos seus sítios online e redes sociais e a capacidade de atrair procuras online por todo o mundo, variáveis que são depois ditadas por um algoritmo matemático.

Comentários

comentários