Uma sessão de poetry slam, um percurso literário e uma tertúlia compõem a agenda do evento «Primavera Literária», entre os dias 21 e 23 de abril, promovido pela biblioteca municipal António Ramos Rosa, em Faro, para homenagear o seu patrono.
Este evento, apoiado pelo programa «365 Algarve» e organizado em parceria com o Teatro das Figuras, terá um caráter turístico-cultural, “exaltando ao mesmo tempo as obras do autor e o património natural e cultural da região e refaz os passos do poeta na cidade onde nasceu”.
No dia 21, às 23:00, decorre uma sessão de poetry slam, na cafetaria do Teatro das Figuras. A ação será dinamizada por Mick Mengucci e João Meirinhos (PortugalSlam).
O poetry slam é um evento competitivo em torno da palavra. Os participantes partilham os seus textos poéticos e o público vota e elege o vencedor. As regras são simples: textos de autoria própria, três minutos para as suas apresentações, ausência de música e acessórios.
Para participar é necessária inscrição prévia, junto do endereço eletrónico biblioteca.arquivo[email protected]
No dia seguinte, sábado, 22, decorre, a partir das 15:00 horas, o «Percurso Literário – António Ramos Rosa», com início no Arco da Vila e fim na biblioteca municipal de Faro. O percurso será guiado por vários convidados, com leituras vivas de excertos de obras do poeta. A inscrição prévia no percurso deve ser efetuada pelo endereço eletrónico [email protected]
Esta atividade inclui ainda a abertura de uma exposição no átrio da biblioteca, com o espólio e fotografias do poeta, a projeção do documentário «Estou Vivo Escrevo o Sol» e uma conversa com Pedro Ferré.
O evento «Primavera Literária» encerra no dia 23, domingo, às 17:00, na biblioteca municipal, com uma tertúlia, que contará com a presença de Pedro Mexia, Casimiro de Brito, Gastão Cruz e Pedro Lamares, incluindo a apresentação da obra do poeta por João Minhoto Marques e um recital de poesia por Pedro Lamares.