A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre as 20h00 de sexta feira e as 08h00 de hoje, domingo, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.
No período referido, foram registadas 130 detenções, sendo 87 por condução sob o efeito do álcool, 13 por condução sem habilitação legal, 5 por tráfico de estupefacientes, 3 por desobediência, 2 por ameaça, 2 por tráfico de estupefacientes, 2 por posse de arma proibida, 2 por tentativa de furto em estabelecimento comercial, 2 por tentativa de furto de metais não preciosos, 1 por ofensas à integridade física, 1 por violência doméstica e 1 por exercício ilícito da atividade de segurança privada. No mesmo período foram apreendidas 176 doses de haxixe e 2 armas brancas.
No que diz respeito à fiscalização rodoviária, foram detectadas 1.274 infrações detetadas, destacando-se 454 por excesso de velocidade, 160 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 30 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 25 por falta de inspeção periódica obrigatória.
Relativamente à sinistralidade, a GNR registou 161 acidentes, de que resultaram 1 morto, 13 feridos graves, 58 feridos leves.