Loulé: “Horizontes do Futuro” recebe Ana Benavente

O ciclo “Horizontes do Futuro” convidou a antiga secretária de Estado da Educação, Ana Benavente, para a próxima conferência que se realiza a 20 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

"A Educação para todos, a democracia e o nosso futuro” é o tema que Ana Benavente traz a esta sessão. A Educação constitui uma dimensão central da vida de cada pessoa e da vida das sociedades. Com efeito, a democracia, a economia e o bem-estar social prendem-se com os níveis educativos de cada comunidade e de cada país.

Pub

O encontro, de entrada livre e moderado pelo professor Manuel Nora, tem início marcado para as 21:30.

Ana Benavente é Licenciada em Ciências da Educação, pela Universidade de Genève, Suíça (1970), e Doutorada em Sociologia da Educação (1985), pela mesma Universidade. Investigadora principal do ICS, desde 1993, é Professora catedrática na ULHT.

Foi Secretária de Estado da Educação nos XII e XIII Governos Constitucionais (1995-2001) e Deputada na Assembleia da República, no período de 1995-2005.

Desempenhou ainda, entre outros cargos, o de Membro do Comité do CERI (OCDE), Paris (1996-2002); Vice-presidente do Conselho do BIE, Bureau International de l’Education, Genève, Suíça (2001-2006); e Consultora da Unesco, BREDA, ADEA, Banco Mundial

Pub

De entre as suas principais obras publicadas destacam-se Escola, Professoras e Processos de Mudança, Lisboa, Livros Horizonte,1986/1997, 2ª edição; Do Outro Lado da Escola (coautoria), Lisboa, Ed. Teorema, 1992/2000, 2ª edição; A Literacia em Portugal. Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica (coord.), Lisboa, Fund. Calouste Gulbenkian, 1996; Lutte contre la pauvreté et l’éducation pour l’inclusion: transformer l’école en afrique subsaharienne. (in Port., French, English) PERSPECTIVES, UNESCO, nº 2, junho, 2008; e Pátria Utópica (coautoria), Lisboa, Ed. Bizâncio, 2011.

Pub
Mais em Sociedade
Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte

Tavira aprovou Carta de Adesão ao “Algarve Active Ageing”

O Município de Tavira aprovou, em reunião de Câmara Municipal, a Carta de Adesão ao…