O Clube de Golfe de Vilamoura sagrou-se vencedor no escalão etário de sub-14 no 19.º Campeonato Nacional de Clubes Jovens, promovido pela Federação Portuguesa de Golfe (FPG) no Oporto Golf club, no concelho de Espinho.
Para Vilamoura, trata-se da sétima vez que se apoderou deste troféu em 15 edições da prova (nos primeiros quatro anos, jogou-se apenas em sub-16), pelo que é o açambarcador histórico, repetindo os sucessos de 2003, 2004, 2005, 2006, 2008 e 2015.
No escalão de sub-14, em que competiram sete equipas e 30 jogadores, Vilamoura venceu com a vantagem teoricamente confortável de 14 pancadas, ao totalizar 690, 51 acima do «par», após voltas de 219, 236 e 235.
A equipa treinada pelo histórico Joaquim Sequeira foi composta pelos jogadores Luca Lopes, Jamie Mann, Tomas Mician e Miguel Krowicki. O regulamento dita que são aproveitados os três melhores resultados de cada dia e todos eles contribuíram para o triunfo.
Joaquim Sequeira, treinador do CGV, recordou que não pôde contar com Francisco Matos Coelho, campeão nacional de sub-14, mas “felizmente ele não foi necessário”, ressalvou.
“A vitória dos sub-14 foi um objetivo cumprido, pois fomos ao Oporto para ganhar. No primeiro dia os meus jogadores foram espetaculares e ganharam logo uma grande vantagem que ninguém esperava. Mas no último dia começámos mal, eles acusaram um pouco a pressão e ao fim de nove buracos tínhamos perdido cinco das dez pancadas que tínhamos de vantagem. Mas apertei com eles e foram capazes de dar a volta”, acrescentou.
O Clube de Golf de Miramar, que no ano passado tinha feito a «dobradinha», venceu desta vez apenas no escalão etário de sub-18.
“A minha equipa de sub-18 esteve desfalcada do campeão nacional do escalão, o George Ounstead, e joguei com um miúdo de 16 anos e três de 15, mas é uma equipa que daqui a dois anos pode lutar pelo título”, explicou o treinador algarvio, Joaquim Sequeira, sobre a prestação da sua equipa, apenas 3.ª classificada em termos coletivos.