
Alcoutim homenageia combatentes da Guerra Colonial
A Câmara Municipal de Alcoutim vai homenagear, no próximo mês de junho, todos os militares, naturais e residentes no concelho, que participaram na Guerra Colonial, “como forma de reconhecimento pelo seu esforço e serviços prestados à pátria”.
O tenente-coronel António Marques Romeira Matias é o presidente da Comissão de Honra à Homenagem aos Combatentes da Guerra Colonial do Município de Alcoutim, tendo sido eleito numa reunião realizada no passado dia 10 de abril.
Nessa reunião, a comissão definiu várias atividades, algumas de cariz público, como a realização de uma exposição onde o tema central será a Guerra Colonial e que terá como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre mesma.
A autarquia alcouteneja solicitou a colaboração dos antigos militares ou familiares e amigos, para que informem dos nomes e contactos dos combatentes, ainda vivos, de modo a que a homenagem se torne o mais abrangente possível.
Contrariamente ao que foi inicialmente publicado, e por proposta da comissão, ficou definido que todos os ex-combatentes que residam em Alcoutim, independentemente de serem ou não naturais, serão também homenageados, pelo que também é solicitada a sua adesão à inscrição nos serviços da câmara.
O contacto deverá ser efetuado para o telefone 281540500 ou para o endereço eletrónico geral@cm-alcoutim.pt, até ao próximo dia 30 de abril.
A cerimónia de homenagem aos combatentes realiza-se no dia 10 de junho, na praça da República, em Alcoutim, comemorando assim o Dia de Portugal.
A Guerra Colonial, também conhecida por Guerra do Ultramar, foi um período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.