A ucraniana Anna Bessonova na final de 2006 Thiais Grand Prix in Paris, França (Photo de Tom Theobald)

Portimão recebe elite mundial da Ginástica Rítmica

A Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o evento que se realiza em Portimão este ano entre 12 e 14 de Maio, vai contar com duas ginastas portuguesas entre a elite mundial. Com efeito, será entre 9 e 14 de maio com a Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, o Torneio Internacional de Portimão e o Campo de Treinos ministrado pela treinadora búlgara, Silviya Petrova Miteva, que fazem de Portimão a paragem obrigatória dos amantes desta disciplina.

A cerca de duas semanas do início desta competição ao mais alto nível ultimam-se os preparativos para aquela que será uma das mais importantes competições internacionais da disciplina de Ginástica Rítmica, que se realizará no Portimão Arena, como habitualmente organizada pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e a Associação Turismo de Portimão.

Pub
Tânia Domingues e Laura Sales representarão o nosso país

A etapa portuguesa do circuito de Taças do Mundo de GR irá contar com a participação de alguns dos países que marcaram presença nos pódios dos Jogos Olímpicos. Na vertente de conjuntos Portugal irá receber a Rússia, que nos últimos vinte anos se sagrou campeã, tendo recebido o seu 5º ouro consecutivo no Rio em 2016, e a Espanha, o forte grupo espanhol que arrebatou a medalha de prata na última edição dos JO. Destaque ainda para o grupo de Itália que ocupou o 4º lugar nos JO do Rio.

Quanto a Portugal, terá duas ginastas seniores entre a elite da Ginástica Rítmica mundial. Tânia Domingues (CNM) e Laura Sales (SFUAP) representarão as cores da bandeira nacional. As duas ginastas estão em preparação para este novo Ciclo Olímpico e contam com o apoio da treinadora nacional, a búlgara Darina Vasileva.

Refira-se também que esta será a competição internacional que antecede o Campeonato da Europa da disciplina, que decorrerá apenas uma semana depois, entre 19 e 21 de maio, na Hungria, o que fará desta uma prova de preparação muito especial.

O regresso do Torneio Internacional de Portimão

Em comunicado distribuído à comunicação social, a autarquia portimonense informa que o aquecimento para a Taça do Mundo GR de Portimão será dado com o arranque a 9 de maio da 26ª edição do Torneio Internacional de Portimão (TIP) – prova que irá contar com a participação de jovens promessas da disciplina em representação de seis países.

Pub

A organização estará a cargo da Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com a Câmara de Portimão e a Associação Turismo de Portimão, constituindo “o regresso a casa da mais antiga prova internacional de ginástica em Portugal, que durante anos contribuiu para o crescimento da disciplina no país e para a imagem de Portimão”, lê-se no comunicado.

Treinar como a elite

Ver, viver e treinar como a elite esses são os objetivos do campo de treinos – Spring Camp Portimão 2017, que irá decorrer, pela primeira vez em Portugal, entre os dias 11 e 14 de maio e será orientado pela treinadora búlgara, Silviya Petrova Miteva.

Com uma vasta experiência, o nome desta treinadora é sobejamente conhecido no universo da disciplina. Foi treinadora da seleção nacional da Bulgária entre 2001 e 2013, e treinadora da ginasta Silviya Miteva – três vezes medalha de bronze em Campeonatos da Europa, três vezes medalha de bronze em Campeonatos do Mundo, medalha de bronze nos Jogos Mundiais e Universíadas. Enquanto ginasta, Silviya foi finalista dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, foi membro da Seleção Nacional de Ginástica Rítmica da Bulgária - Conjuntos e foi Vice Campeã da Europa em 1982 – Conjuntos.

A rematar, refere a autarquia portimonense que no total, os três eventos - Taça do Mundo de GR, Torneio Internacional de Portimão e o Spring Camp Portimão 2017 - conduzirão à cidade de Portimão cerca de duas centenas de participantes e constituirão uma ocasião única de estar na presença da elite mundial da disciplina.

Pub
Mais em Desporto
Kalle Rovanperä faz história ao vencer o Vodafone Rally de Portugal

Com 21 anos, Kalle Rovanperä, navegado por Jonne Halttunen aos comandos do Toyota GR Yaris Rally1 tornou-se o mais jovem vencedor de sempre

Rally de Portugal: Rovanperä e Evans em duelo épico pela vitória

A 55.ª edição do Vodafone Rally de Portugal está ao rubro e promete emoção até ao último quilómetro, com Kalle Rovanperä e Elfyn Evans a

Daniel Lima
Ciclismo: Júnior algarvio Daniel Lima foi sétimo no arranque do Trophée Centre Morbihan

O ciclista algarvio Daniel Lima foi, no sétimo lugar, o melhor corredor da seleção portuguesa na primeira etapa do Trophée Centre Morbihan,

F1: Leclerc novamente na pole-position com Verstappen a seu lado

Sábado, 21 de maio, Circuito de Barcelona, dia de Qualificação para o Grande Prémio de Fórmula 1 de Espanha, a sexta etapa da temporada de 2022 – formação da grelha de partida.