semana europeia da juventude loule

Loulé adere à Semana Europeia da Juventude

De hoje até dia 7 de maio, milhares de jovens celebram a iniciativa europeia em mais de 200 locais em Portugal, nos quais está também incluindo o concelho de Loulé, pelo que no dia 4 de maio, pelas 10h30, no Pequeno Auditório da Escola Secundária de Loulé, realiza-se o evento da Semana Europeia da Juventude 2017, organizado conjuntamente pela Associação Olhos da Juventude e pela Escola Secundária de Loulé, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Trata-se de um evento de esclarecimento sobre o Serviço Voluntário Europeu do Programa Erasmus+ Juventude em Ação, que conta com a participação de 145 jovens e pretende trazer até às associações e jovens locais mais informação acerca das oportunidades Erasmus+, potenciando a dinâmica local das organizações de juventude.

Pub

Pedro Couto Soares, Diretor da Agência Erasmus+ Juventude em Ação, entidade responsável pela iniciativa, afirma que “esta foi desenhada para ser um momento ímpar para a participação dos jovens na construção do seu futuro e da sua Europa. Serão mais de 200 eventos, durante uma semana, em todos os distritos do país. É um recorde de iniciativas e eventos a nível europeu que só é possível graças a uma rede extraordinária de parceiros que dinamizam atividades para os jovens um pouco por todo o território nacional.”

Quanto a Hélder Semedo, Presidente da Associação Olhos da Juventude, entidade que promove e dinamiza o evento no concelho de Loulé, adianta que “sendo a maioria dos jovens do concelho de Loulé, um dos defensores do projeto europeu, não podíamos deixar de passar esta efeméride, pelo que desde logo juntamos a ela em parceria com a Secundária de Loulé e com a Câmara Municipal. Diz ainda que com os testemunhos dos jovens oriundos de outros países europeus, espera ver um crescimento notório do número de jovens que decide ingressar no Serviço Voluntário Europeu ou no Corpo Europeu de Solidariedade”, conclui.

Saliente-se que a Semana Europeia da Juventude conta, em Portugal, com parceiros estratégicos como o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o Conselho Nacional de Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, para além de autarquias, associações locais, escolas e universidades por todo o país.

A nível local, o evento conta com o apoio do Município de Loulé e da Junta de Freguesia de Almancil.

Refira-se que em 2017, toda a Europa estará, em simultâneo, a comemorar a Semana Europeia da Juventude, com centenas de eventos e atividades, entre hoje e dia 7 de maio. Mais de 30 países europeus organizam eventos e atividades para os jovens numa semana dedicada à juventude na Europa. Com workshops, sessões de esclarecimento e partilha de testemunhos, esperando que os jovens consigam perceber e integrar-se da melhor forma na construção do projeto Europeu.

Pub
Mais em Sociedade
Que todos “aproveitem este Dia da Marinha em Faro”

O capitão-de-mar-e-guerra Fernando Rocha Pacheco nasceu em Penafiel mas há muito tempo que a região…

GNR apreende metais não preciosos em Almancil e constituiu um arguido

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Almancil, ontem, dia 19 de maio,

Dois detidos em Lagoa na posse de 170 doses de cocaína e heroína

Dois homens de 22 e 32 anos foram detidos no dia 18 de maio por tráfico de estupefacientes, no concelho de Lagoa, segundo informação do

Marchas e arraiais voltam às noites de junho em Portimão 

No mês em que começa o verão, Portimão prepara-se para viver dias de grande animação…