O antigo Presidente da República (1996-2006) e atual Conselheiro de Estado, Jorge Sampaio, vai participar na conferência internacional intitulada "A Herança Cultural da Dieta Mediterrânica", que vai ter lugar no Grande Auditório da Universidade do Algarve, nos dias 9 e 10 de maio.
Saliente-se a propósito, que a participação de Jorge Sampaio, na conferência inaugural, é particularmente relevante uma vez que, em abril de 2007, foi nomeado, pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Alto Representante para a Aliança das Civilizações.
Esta Conferência Internacional realiza-se em Portugal no ano da presidência/coordenação portuguesa dos sete Estados e Comunidades Representativas da Dieta Mediterrânica, enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade na Lista Representativa da UNESCO. Pretende, assim, analisar as estratégias e experiências de investigação, de preservação e a transmissão dos valores universais da DM às atuais e próximas gerações.
O encontro focará as experiências de trabalho em curso nos sete Estados e Comunidades Representativas, sobretudo no âmbito das boas práticas inseridas no Plano de Salvaguarda, posicionando-se, assim, numa perspetiva aberta aos vários campos do conhecimento, permitindo em simultâneo uma visão abrangente da dieta mediterrânica tanto enquanto modelo cultural e estilo de vida, como padrão alimentar de excelência e de dieta sustentável.
Esta iniciativa dirige-se à participação ativa de docentes universitários e investigadores, educadores e professores dos vários graus de ensino, especialistas nos domínios da cultura e do património alimentar, da agricultura e do ambiente, da saúde e nutrição, do ordenamento para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades, e de outras áreas do conhecimento, bem como gestores e dinamizadores de projetos, empresários, estudantes e cidadãos interessados nestas temáticas.
A Conferência é organizada pela Universidade do Algarve, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e a Câmara Municipal de Tavira, no âmbito de uma candidatura ao CRESC Algarve 2020. A Conferência conta ainda com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Região de Turismo do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.