Alcoutim: Treze localidades do concelho vão ter infraestruturas de abastecimento de água

A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Alcoutim ao PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para a construção de infraestruturas de abastecimento de água a 13 localidades do concelho, já foi aprovada.

Trata-se da execução de diversas condutas adutoras, de ligação entre o sistema em alta (Águas do Algarve) e as redes de distribuição das localidades beneficiadas: Alcaria Alta, Azinhal, Castelhanos, Diogo Dias, Fonte Zambujo, Fonte Zambujo de Cima, Laborato, Martim Longo, Pão Duro, Pessegueiro, Tacões, Tremelgo de Baixo e Tremelgo de Cima.

Pub

De acordo com a autarquia alcouteneja, para além de se estender o serviço a populações ainda não abastecidas na área de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, o processo permite alterar as origens de água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea, melhorar significativamente a qualidade da água de abastecimento e integrar vários sistemas num único subsistema, com uma origem comum de água (albufeiras de Odeleite – Beliche).

A candidatura, no valor global de cerca de 992 mil euros, vai desenvolver-se em três empreitadas distintas: a conduta de abastecimento de água a Pessegueiro e respetiva fiscalização, no valor de 637.513,30 euros; a conduta de reforço da rede de abastecimento de água de Martim Longo (63.344,50 euros); e as condutas de ligação entre o sistema e alta e sistemas em baixa no concelho de Alcoutim (291.773,52 euros).

Na reunião de câmara realizada no dia 26 de abril, foi aprovada a abertura do concurso público para a empreitada de execução de condutas de abastecimento de água a Pessegueiro. A conduta de abastecimento de água a Pessegueiro inclui o abastecimento a Diogo Dias, Azinhal e Tremelgo, contemplando a construção de 7,5 km lineares de condutas em PVC.

“Trata-se de um avultado investimento, articulável com as políticas de criação de infraestruturas na área do abastecimento de água, principalmente da melhoria da sua qualidade, seguidas pela autarquia nos últimos anos, criando-se cerca de 21 quilómetros de novas condutas”, sublinha a autarquia liderada por Osvaldo Gonçalves (PS).

Pub

Pub
Artigos Relacionados
Mais em Sociedade
Município de Sines inaugura monumento a Vasco da Gama

A Câmara Municipal de Sines inaugura, no dia 23 de maio, às 11h00, o novo…

Que todos “aproveitem este Dia da Marinha em Faro”

O capitão-de-mar-e-guerra Fernando Rocha Pacheco nasceu em Penafiel mas há muito tempo que a região…

GNR apreende metais não preciosos em Almancil e constituiu um arguido

O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Almancil, ontem, dia 19 de maio,

Dois detidos em Lagoa na posse de 170 doses de cocaína e heroína

Dois homens de 22 e 32 anos foram detidos no dia 18 de maio por tráfico de estupefacientes, no concelho de Lagoa, segundo informação do