
Alcoutim: Treze localidades do concelho vão ter infraestruturas de abastecimento de água
A candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Alcoutim ao PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para a construção de infraestruturas de abastecimento de água a 13 localidades do concelho, já foi aprovada.
Trata-se da execução de diversas condutas adutoras, de ligação entre o sistema em alta (Águas do Algarve) e as redes de distribuição das localidades beneficiadas: Alcaria Alta, Azinhal, Castelhanos, Diogo Dias, Fonte Zambujo, Fonte Zambujo de Cima, Laborato, Martim Longo, Pão Duro, Pessegueiro, Tacões, Tremelgo de Baixo e Tremelgo de Cima.
De acordo com a autarquia alcouteneja, para além de se estender o serviço a populações ainda não abastecidas na área de influência do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve, o processo permite alterar as origens de água, de forma a evitar a sobre-exploração de lençóis de água subterrânea, melhorar significativamente a qualidade da água de abastecimento e integrar vários sistemas num único subsistema, com uma origem comum de água (albufeiras de Odeleite – Beliche).
A candidatura, no valor global de cerca de 992 mil euros, vai desenvolver-se em três empreitadas distintas: a conduta de abastecimento de água a Pessegueiro e respetiva fiscalização, no valor de 637.513,30 euros; a conduta de reforço da rede de abastecimento de água de Martim Longo (63.344,50 euros); e as condutas de ligação entre o sistema e alta e sistemas em baixa no concelho de Alcoutim (291.773,52 euros).
Na reunião de câmara realizada no dia 26 de abril, foi aprovada a abertura do concurso público para a empreitada de execução de condutas de abastecimento de água a Pessegueiro. A conduta de abastecimento de água a Pessegueiro inclui o abastecimento a Diogo Dias, Azinhal e Tremelgo, contemplando a construção de 7,5 km lineares de condutas em PVC.
“Trata-se de um avultado investimento, articulável com as políticas de criação de infraestruturas na área do abastecimento de água, principalmente da melhoria da sua qualidade, seguidas pela autarquia nos últimos anos, criando-se cerca de 21 quilómetros de novas condutas”, sublinha a autarquia liderada por Osvaldo Gonçalves (PS).