Assembleia Intermunicipal do Algarve defende construção de matadouro regional

A Assembleia Intermunicipal do Algarve, órgão que reúne representantes das 16 assembleias municipais algarvias, aprovou na sua última sessão uma moção para a criação de um matadouro regional, apresentada pelo Bloco de Esquerda.

Esta iniciativa teve a unanimidade de votos favoráveis, tendo garantido o apelo ao governo para que encontre as soluções mais adequadas que levem à criação de um matadouro regional no Algarve.

Pub

Os vários matadouros que existiam na região até à década de 90 do século passado foram sendo gradualmente encerrados devido à falta de condições financeiras para a sua modernização, optando-se pela construção de um único matadouro central, em Loulé.

Este espaço acabaria por ser encerrado, na sequência de uma inspeção levada a cabo pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), dadas as carências de higiene, os problemas de climatização e as parcas condições na unidade de abate e desmanche detetadas.

“Não obstante o encerramento, as obras indispensáveis não foram realizadas e o matadouro nunca mais abriu as portas desde 2007”, recordou o BE, na moção.

Desde então, sublinha o documento, os criadores de gado da região são obrigados a efetuar longas deslocações a matadouros situados nas regiões do Alentejo ou de Setúbal, para abaterem os seus animais, com o acréscimo de custos inerentes e com a consequente distorção da concorrência com os seus pares.

Pub

“Em média, cada produtor do Algarve realiza 1000 km por cada transporte de animais para os matadouros supracitados, uma vez que o transporte implica duas viagens (entrega dos animais vivos e recolha das carcaças dias depois)”, estima o BE.

Os custos destas deslocações e os riscos inerentes são “incomportáveis para os produtores, constituem um fator de desigualdade inaceitável e um prejuízo para a oferta da região do Algarve”, sustenta a moção, considerando um novo matadouro regional como “uma prioridade absoluta”.

Pub
Mais em Sociedade
Moncarapachense
Moncarapachense empata no dérbi e fica obrigado a ganhar no Restelo para subir à Liga 3

O Moncarapachense empatou hoje sem golos com o Olhanense e deixou a questão da subida à Liga 3 de futebol para a próxima semana, com

Bordeira
Faro: Bordeira em Festa no próximo fim de semana

O evento Bordeira em Festa vai voltar no próximo de semana, entre dias 27 e 29 de maio, animando a localidade da freguesia de Santa Bárbara

Loulé: Colisão entre pesado e motociclo na EN2 causa um morto

Uma colisão entre um veículo pesado de recolha de lixo e um motociclo na EN2, na freguesia do Ameixial, concelho de Loulé, causou hoje a

Recorde de 214 toneladas de cocaína apreendida na Europa em 2020

Portugal foi responsável pela captura de 10 toneladas. As apreensões de cocaína na União Europeia…