Jornal diariOnline Região Sul

Alunos de Tavira e Albufeira triunfam na fase regional do Concurso Nacional de Leitura

Eduardo Pereira, de Tavira (3.º ciclo), e Ana Catarina Teixeira, de Albufeira (ensino secundário), venceram a fase regional do Concurso Nacional de Leitura (CNL), realizada no auditório municipal de Olhão, na passada terça-feira, 9.

O espaço acolheu 131 alunos do 3.º ciclo e do secundário, vindos de todo o Algarve para participar num evento que visa estimular o treino da leitura e desenvolver nos alunos competências de expressão escrita e oral.

A fase regional contemplou duas provas: um teste escrito sobre as duas obras que os concorrentes foram convidados a ler previamente e uma prova oral sobre uma das obras.

As obras de leitura obrigatória para esta fase foram «Diário de um adolescente na Lisboa de 1910», de Alice Vieira, e «Os rapazes do lixo», de Andy Mulligan (3.º ciclo) e «O pintor debaixo do lava loiças», de Afonso Cruz, e «Eleanor & Park», de Rainbow Rowell (secundário).

O júri, composto por Elisabete Duarte, da biblioteca municipal José Mariano Gago (Olhão), Cláudia Sofia Sousa, jornalista e escritora, e João Minhoto Marques, da Universidade do Algarve, avaliou as provas de todos os concorrentes, premiando como campeões algarvios Eduardo Pereira, de Tavira, no 3.º ciclo, e Ana Catarina Teixeira, de Albufeira, no ensino secundário.

Os dois estudantes vão agora representar o Algarve na fase final do Concurso Nacional de Leitura, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura, que se realiza até julho.

Comentários

comentários