Novo quartel da GNR em Quarteira foi apresentado no dia da cidade

Vítor Aleixo: "...não queremos que falte nada no concelho de Loulé."

O dia da cidade de Quarteira, comemorado ontem e hoje, ficou marcado não só por eventos de cultura e diversão, mas principalmente pela apresentação do novo quartel da Guarda Nacional Republicana - GNR, no local onde era o antigo quartel do Bombeiros, pela inauguração do Parque Workt e pela visita à obra situada entre as ruas Coppingen e Stuttgart, actos em que marcaram presença várias individualidades da autarquia bem como de outras entidades públicas.

Acto mais importante foi a apresentação e lançamento da obra do novo Quartel da GNR, a qual está orçada em 925.681,19 euros, valor totalmente suportado pela Autarquia de Loulé, cujo início está agendado ainda para este mês e términos 210 dias depois. Um equipamento que certamente vai proporcionar melhores condições de trabalho aos militares que ali irão permanecer, desempenhando as suas funções de zelo pela segurança dos quarteirenses e turistas que optam por Quarteira para passar os fins-de-semana ou as suas férias.

Pub

Na ocasião, o Major Paulo Santos agradeceu à Câmara Municipal de Loulé, na pessoa do seu presidente e restante executivo presente "o empenho e esforço da autarquia, na adaptação do Posto da GNR de Salir que está prestes a ser inaugurado, os trabalhos de remodelação do Aquartelamento em Loulé, a construção de um edifício novo em Almancil, uma infraestrutura construída de raiz, tendo em conta que o existente está em condições bastante precárias, e finalmente Quarteira, que depois de instalações provisórias numa antiga lavandaria de um aldeamento, passou para as actuais instalações da antiga Escola Profissional. Portanto é com muito agrado que registamos a iniciativa da Câmara e o apoio que nos tem sido dado. Estamos expectantes, para quanto mais cedo melhor, para podermos usufruir das instalações. Em suma o que a Guarda Nacional Republicana tem a dizer ao senhor presidente, é expressar o seu agradecimento e dizer à população que esperamos que com este investimento possamos ter melhores condições para melhor servir a população de Quarteira, com a dignidade que merece, tendo os militares e a sua instituição a dignidade que necessita para poder prestar esse serviço."

Por seu turno, o presidente da Autarquia de Loulé, Vítor Aleixo disse a propósito que "este é um momento muito significativo, uma vez que Quarteira é uma cidade, um polo urbano muito importante, no contexto da rede das cidades do Algarve. Quarteira e Vilamoura é o único polo urbano que não tinha instalações condignas para que a GNR pudesse exercer as suas funções em condições de dignidade e eficácia. Nem sempre os poderes públicos são capazes de responder no tempo próprio às necessidades de desenvolvimento urbano, mas finalmente, fruto de uma colaboração muito intensa e de um trabalho que levou muito tempo a ser ultimado, começou no anterior governo, foi possível assinar um protocolo para de uma forma muito profunda e muito séria resolver todos os problemas que tem que ver com a capacidade e operacionalidade da GNR no concelho de Loulé."

Vítor Aleixo frisou ainda que "vamos ter aqui uma obra pública, totalmente costeada pelo Município de Loulé, o projecto é feito pelos nossos técnicos municipais, foram eles que o desenvolveram. Portanto é um bem para Quarteira, até porque se trata da segurança, hoje em dia as pessoas precisam cada vez mais de sentir que as forças de segurança estão ao seu lado e nós não queremos que falte nada no concelho de Loulé. Por isso estamos empenhados a fundo e acho que temos um pacote de soluções muito positivo."

Relativamente à obra visitada entre as ruas Coppingen e Stuttgart, trata-se de um espaço com três áreas, sendo uma com equipamento infantil, outra com equipamento geriátrico, e outra ainda com estacionamento informal. A ligação entre as ruas é pedonal e terá também parte do espaço ajardinando e preenchido com relva. Em suma um espaço para todos.

Street Workout foi inaugurado

Quanto ao equipamento Street Workout, inaugurado na zona nascente do calçadão, destina-se à prática de actividade física, com diversos aparelhos fixos, da última geração, cujo objectivo é cativar e incentivar não só os jovens mas toda a população à prática de exercício físico.

Neste contexto, Vítor Aleixo disse que "hoje em dia estamos a assistir a um fenómeno novo, ao qual a Câmara de Loulé e a Junta de Quarteira já estão nessa linha, que é as pessoas virem para a rua praticar desporto informalmente. Nessa lógica começam a surgir estes equipamentos, pelo que inauguramos hoje este, temos previsto outro, maior, que será em breve inaugurado no Passeio das Dunas e temos outro previsto para Loulé. É uma modalidade nova, mas também é muito positiva porque há muita gente que a procura e o Município tem que ter resposta para essas pessoas".

Pub
Mais em Sociedade
Núcleo duro: Os 13 jogadores mais importantes da Selecção Portuguesa de Futebol

Sabe quais são os 13 jogadores da seleção portuguesa de futebol de que Fernando Santos não abdica e que estarão, com grande probabilidade, a

O “Vale Encantado” está de volta para comemorar Dia da Criança

O Dia Mundial da Criança em Albufeira vai celebrar-se mais uma vez em grande com…

Homem ferido com gravidade após ser esfaqueado em Albufeira

Um homem foi esta quinta-feira esfaqueado em Albufeira, tendo sido conduzido para o hospital de Portimão com ferimentos graves, disse fonte

Tavira aprovou Carta de Adesão ao “Algarve Active Ageing”

O Município de Tavira aprovou, em reunião de Câmara Municipal, a Carta de Adesão ao…