Faro: Coleção de azulejaria Ramalho Ortigão galardoada com o Prémio SOS Azulejo 2016

A coleção de azulejos pertencente ao Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, sediado na Capitania no Porto de Faro, doada pelo próprio Ramalho Ortigão, vai ser distinguida com o Prémio SOS Azulejo 2016, na categoria Investigação em História de Arte.

A entrega do prémio, pelo Museu da Polícia Judiciária, está marcada para o próximo dia 22 de maio, no Palácio da Fronteira, constituindo, realça a autarquia farense, o “reconhecimento” pelo trabalho de investigação de Alexandre Pais e Constança Lima, conservadores do Museu Nacional do Azulejo, e Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro.

Pub

Neste trabalho de investigação, está disponível uma biografia deste farense, que além de importantes cargos na Marinha, ainda experimentou uma passagem na política como deputado algarvio e governador-geral de Cabo Verde.

Quanto aos azulejos, mais de uma centena de exemplares datados entre os séculos XVI e XX, completam o que resta do estudo e afirmam que algumas da suas peças “estão ao mesmo nível das coleções de azulejaria mais importantes do país”, refere a autarquia farense.

“Ao Almirante Ramalho Ortigão, com o seu esforço, dedicação e sacrifício se ficou a dever a recuperação, transformação e reordenamento daquela unidade museológica – o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão. À sua perseverança e amor pela cultura, ficaram, a terra natal e o próprio país, devedores do restabelecimento de um valioso espólio patrimonial, artístico e científico, depositado num dos museus marítimos de maior interesse nacional e cujo acervo Faro vem reclamando”, salienta a Câmara Municipal de Faro.

Segundo a autarquia, o galardão antecede o lançamento, em breve, de uma publicação da autarquia de Faro com o apoio do Montepio, “honrando a memória de Ramalho Ortigão e dando também um importante contributo para o conhecimento desta prestigiada coleção do Museu Municipal de Faro”.

Pub

Pub
Mais em Artes & Espetáculos
Festival Out-(In)VerAno ainda tem cadidaturas abertas

O Festival Out-(In)VerAno, iniciativa promovida pela associação Questão Repetida, está a receber até 20 de…

Biblioteca de Silves mostra “ARTES” dos alunos

A Biblioteca Municipal de Silves tem patente até ao final de maio a exposição “ARTES”, uma exibição dos trabalhos de expressão plástica.

Festival Internacional de Piano encerra no TEMPO

O VI Festival Internacional de Piano do Algarve, que este ano regressou ao TEMPO depois de uma edição online em 2021, encerra na sexta-feira.

ALMUSA dá concertos de música clássica e contemporânea em Loulé e Boliqueime

A ALMUSA – Associação de Música estabelecida em Boliqueime, no concelho de Loulé, vai realizar nos dias 23 e 24 de junho, dois concertos de