Época balnear em Albufeira já começou

A época balnear em Albufeira começou oficialmente na passada segunda-feira, nas 25 praias de Albufeira, todas elas galardoadas com Bandeira Azul, cuja cerimónia decorreu na praia da Inatel, que está a ser alvo de uma empreitada de requalificação, que inclui a construção de uma rampa de acesso a pessoas e viaturas, bem como a remodelação das infraestruturas de águas residuais pluviais, que permitirá gerir o escoamento das águas, evitando as descargas na praia.

Presentes na cerimónia estiveram os concessionários, Autoridade Marítima, GNR, Bombeiros Voluntários, ANSA, Aquaform e Região de Turismo do Algarve, bem como os alunos do Jardim de Infância e EB1 de Ferreiras, EB 2,3 de Ferreiras, EB1 de Olhos de Água, Escola Básica e Secundária de Albufeira, e Escola Secundária de Albufeira.

Pub

“A praia é a nossa principal riqueza e temos uma responsabilidade enorme em cuidar das nossas praias, que continuam a ser recordistas em galardões de qualidade”, destacou Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara Municipal de Albufeira. Recorde-se que Albufeira voltou a ser líder nacional em Bandeiras Azuis, com 26 galardões (25 praias + Marina), e continua na linha da frente na categoria de Praias com Qualidade Ouro, com 22 zonas balneares classificadas. “Estas distinções vêm reforçar a imagem de um destino turístico que prima pela sua qualidade ambiental”, refere o autarca, salientando ainda que “Albufeira é a Capital do Turismo, com uma média de 7 milhões de dormidas por ano, o que significa que temos que manter os elevados padrões de qualidade e cativar cada um dos turistas que nos visita para que fique com vontade de regressar. Esta é a melhor publicidade que podemos ter”, conclui.

Durante a cerimónia foi realizada uma simulação de Afogamento e Salvamento a Banhistas, com recurso aos meios da Autoridade Marítima, ANSA, Instituto de Socorros a Náufragos e Polícia Marítima, entre os quais uma lancha de alta velocidade e uma mota de salvamento. No areal estiveram em exposição diversos veículos utilizados pelo Município na limpeza das praias através da recolha de resíduos, já que a limpeza das praias é responsabilidade da Autarquia, que durante a época balnear recolhe em média 4 toneladas de lixo por dia.

 “Só é possível viver Albufeira em equipa e estamos aqui hoje a inaugurar mais uma época balnear graças ao esforço de um conjunto de pessoas que trabalham arduamente durante todo o ano para que isso seja possível”, destacou Ana Vidigal, vereadora da Câmara de Albufeira com o pelouro do Ambiente. A dirigente agradeceu aos funcionários municipais, aos cerca de 80 concessionários e a todas as entidades com responsabilidade na orla costeira, “sem os quais não seria possível viver em segurança estes momentos de lazer e fruição daquele que é um espaço maravilhoso- a praia- que é a nossa galinha dos ovos de ouro”. A vereadora agradeceu ainda às crianças e jovens das escolas, “que nos têm ajudado muito naquilo que é a promoção e divulgação de uma cultura de segurança e de qualidade através das ações de educação ambiental promovidas pelo Município nas escolas e nas praias”.

Por outro lado, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, também destacou a importância do trabalho em equipa: “O Algarve tem este ano 88 Bandeiras Azuis, tem mais de 50 praias acessíveis, sendo cada vez mais importante anteciparmos a época balnear, para que os turistas possam usufruir das nossas praias em segurança, e isso só é possível com a parceria entre todos”. Refira-se que Albufeira tem assegurado, desde 2009, o alargamento do período de funcionamento da época balnear, contado com a colaboração de todas as entidades para garantir a segurança dos veraneantes e certificar a qualidade da água balnear durante muito mais tempo.

Do programa constou ainda a entrega simbólica de uma cadeira/andarilho e de um tiralô, que facilitam o acesso ao banho e a deslocação no areal a pessoas com mobilidade reduzida. Este ano, para além das 14 praias que ostentam o galardão de “Praia Acessível”, todas as zonas balneares vão passar a dispor deste tipo de equipamento, num investimento que rondou os 50 mil euros com a aquisição de 10 tiralôs e 23 cadeiras/ andarilhos.

“Albufeira é um destino inclusivo, que se preocupa em criar condições para que todos possam usufruir das praias com todo o conforto e segurança”, realça o presidente da Câmara Municipal, que este ano candidatou mais uma praia - a da Inatel- que reúne agora condições para erguer o estandarte de acessibilidade. A vereadora Ana Vidigal explica que “a Autarquia tem tido uma preocupação extrema com as questões da acessibilidade e da igualdade, procurando dotar todas as praias com equipamentos que permitem um igual acesso e fruição da praia a todos os banhistas, sem restrição”.

“Até 15 de outubro, todas as praias de Albufeira oferecem condições de segurança, informação e acessibilidade para que esta seja mais uma grande época balnear”, garantiu o presidente Carlos Silva e Sousa.

Pub

Pub
Mais em Sociedade
UAlg
Cursos de Verão da UAlg voltam em julho e já têm inscrições abertas

Os Cursos de Verão da Universidade do Algarve (UAlg), com várias atividades programadas, estão de volta em formato presencial no

IPDJ
IPDJ comemora 31.º aniversário do Centro de Juventude no Algarve

A Direção Regional do Algarve do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) vai…

Ferrovia
Tertúlia Farense debate papel da ferrovia no Algarve

«O Papel da Ferrovia nas Acessibilidades e Mobilidade no Algarve» é o tema deste mês da Tertúlia Farense, cuja sessão está marcada para

Ministro
Ministro da Administração Interna visita São Brás e Alcoutim

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, visita, na próxima segunda-feira, 23, os projetos que estão a ser desenvolvidos no