Vinhos algarvios vão ser promovidos nas praias da região

A Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) vai promover, nos meses de verão, uma campanha promocional dos vinhos algarvios nas praias da região, denominada «Sunset com Vinhos do Algarve».

A revelação foi feita pelo presidente da CVA, Carlos Gracias, à margem do 1.º Simpósio Vitivinícola do Algarve, realizado recentemente, no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

Pub

“Será uma ação itinerante. Vamos ter uma carrinha, ou uma equipa volante, a cobrir o maior número possível de praias. Só queremos dar a provar os vinhos algarvios, não haverá a componente de venda ou negócio”, realçou o responsável, prometendo mais novidades nas próximas semanas.

Mais de 120 inscritos assistiram, ao longo do dia, às diversas palestras e intervenções dos oradores convidados para o 1.º Simpósio Vitivinícola do Algarve, que a organização considerou “um sucesso”.

“Os objetivos foram atingidos, com uma excelente plateia e um elenco de palestrantes de luxo, discutindo assuntos técnicos e ligados ao setor. Com este grau de sucesso, esperamos repetir a iniciativa, no final do ano ou em 2018”, disse Carlos Gracias.

O encerramento esteve a cargo do secretário de Estado da Agricultura, Luís Medeiros Vieira, que destacou a afirmação que o setor tem sentido nos últimos anos, graças à “inovação” de novos produtores, que “mudaram a face” da vitivinicultura.

Pub

O governante assinalou que, em 2016, o valor das exportações rondou os 724 milhões de euros e que, nos três primeiros meses deste ano, aumentou mais de 8% em comparação com o período homólogo anterior, com destaque para mercados como Angola, Estados Unidos, Canadá, China e Rússia.

O presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, e o presidente da Vini Portugal, Jorge Monteiro, também estiveram presentes, entre outras personalidades de relevo do setor.

Por outro lado, no final do simpósio, a Comissão Vitivinícola do Algarve aproveitou para proceder à entrega dos prémios do X Concurso de Vinhos do Algarve 2017, realizado em abril, em Albufeira.

Recorde-se, o vencedor do concurso foi o Quinta do Barradas, Reserva Tinto 2014, que recebeu a Grande Medalha de Ouro. Foram atribuídas mais seis Medalhas de Ouro e 20 Medalhas de Prata, num total de 27 vinhos algarvios premiados.

Pub
Mais em Sociedade
Baja de Loulé marcada no primeiro dia pelo calor e por desistências de vulto

Como delineado, a Baja de Loulé arrancou com o prólogo com 5,250 kms junto ao Estádio Algarve, permitindo ao público de Faro e Loulé assistir

De Boca em Boca Mértola com mais “Caminhos Contados”

Com o apoio do Ministério da Cultura através do programa Garantir Cultura, e o apoio…

“Bora lá ao Parque!” em Loulé

O Grupo de trabalho da Rede Municipal de Loulé “Cidade Educadora”, com a colaboração da…

Lagoa Wine Experiences 2022 arranca já este sábado

O Lagoa Wine Experiences dá o pontapé de saída sábado, dia 28 de maio, e…