O principal objetivo que levou a Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL a concretizar em apenas dois meses um evento marcante sobre cidades e regiões inteligentes, que levou mais de cinco mil pessoas ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foi procurar um caminho diferente, um futuro caracterizado por uma nova mobilidade e por uma transformação digital, enquanto resultado de um trabalho de cooperação institucional e o envolvimento das empresas e dos cidadãos, para uma melhor governação municipal, saldou-se pelo sucesso.
Fazer com que o Algarve seja uma região mais acessível e um melhor lugar para viver, leva a que as exigências e especificidades de cada concelho sejam conhecidas, bem como testar novas tecnologias em contexto real e criar alternativas na área da mobilidade, pelo que neste âmbito a AMAL encontra-se a desenvolver a aplicação “Vamus”, uma nova ferramenta que vem melhorar a mobilidade de pessoas e prestar um melhor serviço aos cidadãos e que foi apresentada ao público no segundo dia do evento. Uma nova aplicação que vai permitir a residentes ou turistas que definam uma rota para qualquer destino na região, disponibilizando informação sobre a rede de transportes públicos existente e que permite realizar a viagem pretendida.
Mas há mais, a aplicação “Vamus” vai analisar as tendências de tráfego dos seus utilizadores, definir como é feita a circulação de pessoas na região e avaliar a criação de novas rotas que possam vir a integrar a rede, pelo que para além disso a “Vamus” vai possibilitar a cada utilizador acesso a uma zona privada para que fique a conhecer a sua pegada ecológica.
“Esta região quer mesmo fazer parte do futuro, e do melhor, um futuro inovador e sofisticado”, declarou João Vasconcelos, Secretário de Estado da Indústria. “Estamos perante uma nova revolução, que se reflete numa nova dimensão das cidades”, prosseguiu, garantindo que a visão de uma cidade inteligente assenta num conceito de parceria, com vista a criar novas soluções para as cidades.
Com efeito, nos dias 18 e 19 de maio o Autódromo Internacional do Algarve viveu uma experiência única no país ao ser palco da 1.ª edição do Next.mov – Smart Region Summit, em que mais de seis dezenas de empresas deram a conhecer os seus produtos e aplicações, mais de duas dezenas de oradores partilharam experiências no espaço de conferência, cerca de 1700 alunos marcaram presença nesta viagem e os test drives em carros elétricos animaram ainda mais as pistas do Autódromo. O espaço que vai acolher muito em breve a sede de uma start up, deu assim os primeiros passos na construção de um futuro sustentável, com mais e melhor qualidade de vida para todos.
Saliente-se que o Next.mov - Smart Region Summit teve organização da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e contou com a parceria de cerca de 47 entidades e com financiamento do CRESC Algarve 2020.