Semana do Município de Loulé com dia dedicado à saúde

Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, marcou presença na cidade

As atividades da Semana do Município de Loulé prosseguiram hoje, tendo a saúde como um dos principais destaques do dia, sendo de realçar que o Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, marcou presença na cidade para uma visita ao “Centro de Saúde das Brincadeiras” e ao terreno onde irá nascer a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) Lauroé.

Nesta visita a Loulé, Manuel Delgado deslocou-se ainda ao terreno (cedido pelo Município) localizado junto às instalações do Centro de Saúde onde, futuramente, irá nascer a Unidade de Saúde Familiar Lauroé. Este equipamento, criado no âmbito de uma parceria entre a administração central e administração local, será uma componente fundamental para a assistência médica e clínica às populações. Para o Secretário de Estado, esta estrutura que surgirá dentro de pouco tempo (poderá ser inaugurada ainda nesta legislatura) “será a mais moderna da região, a ‘menina dos olhos do Algarve’, irá localizar-se numa zona de grande centralidade em relação a todo o território algarvio, mas sobretudo, terá uma missão: servir as populações que residem nesta área, e servi-las com a qualidade que até este momento não têm tido”.

No dia em que este membro do Governo esteve de visita à região e inaugurou novos equipamentos, Manuel Delgado salientou o fator proximidade como determinante para “aproximar os cuidados de saúde das pessoas dos locais onde elas residem”.

Pub

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, manifestou igualmente a sua satisfação pela criação de um edifício de raiz que irá albergar esta Unidade de Saúde Familiar. “Este edifício será fundamental para o trabalho desenvolvido por esta Unidade na prestação de cuidados de saúde de forma mais personalizada e humanizada aos nossos munícipes”, considerou o autarca.

Por outro lado, no Parque Municipal de Loulé, a Autarquia reeditou uma iniciativa, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central do Algarve – Centro de Saúde de Loulé, que tem em vista desmistificar o receio das crianças relativamente aos serviços de saúde. Este ano, num novo espaço (depois de em 2016 ter decorrido na Cerca do Convento), o “Centro de Saúde das Brincadeiras” contou com a visita de cerca de 1500 crianças do ensino pré-escolar público e da rede solidária do Concelho, que tiveram a oportunidade de levar os seus bonecos a uma consulta improvisada, onde estes “doentes” foram “observados e atendidos” pelos profissionais de saúde. Os alunos foram recebidos pelo Dr. Palhaço, da Operação Nariz Vermelho, que veio a Loulé dar o seu contributo para que, de forma lúdica e interativa, as crianças passem a ver as instituições de saúde, nomeadamente o medo relacionado com a bata branca, de outra forma, permitindo também dar a conhecer os vários serviços de saúde.

Saúde Escolar, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Higiene Oral, Nutrição, Consulta Médica, Consulta de Psicologia ou Cantinho da Amamentação foram alguns dos serviços do Centro de Saúde de Loulé representados neste “Centro de Saúde das Brincadeiras”, um projeto que recebeu muitos elogios da parte do Secretário de Estado da Saúde. “Trata-se de um Iniciativa muito interessante e muito inovadora porque permite que as crianças tenham um conhecimento desdramatizado sobre como é que se comportam os profissionais de saúde quando as pessoas estão doentes. É, sobretudo, uma componente pedagógica muito grande para o futuro destas crianças”, afirmou este responsável.

Pub
Mais em Saúde
No final de junho vamos ter novidades sobre a imunidade contra a covid-19 – CNN

Trinta e seis hospitais públicos e 16 laboratórios privados participam na quarta fase do inquérito serológico nacional, que vai permitir

Covid-19: Governo prolonga situação de alerta até 30 de junho mas regras mantêm-se

Em reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, o Governo decidiu prolongar a situação de alerta inerente à Covid-19 até ao final do

Varíola dos macacos alastra pelo mundo (vídeo)

A varíola dos macacos espalha-se pelo mundo. Há já mais de 230 casos confirmados em 19 países,…

CHUA promove Jornadas de Medicina Física e de Reabilitação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) organiza no próximo dia 7 de junho as…